Foto: g1
Por g1
Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 que não obtiveram isenção da taxa teriam até esta quarta-feira (17) para efetuar o pagamento e confirmar a participação na prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no entanto, decidiu prorrogar o prazo até 22 de junho.
O valor da taxa é de R$ 85, o mesmo cobrado na edição anterior. O boleto é gerado na Página do Participante, mas o pagamento também pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou débito em conta, dependendo das opções disponibilizadas pela instituição financeira.
Neste ano, teve direito à gratuidade o estudante que:
- está cursando o último ano do ensino médio no ano de 2026, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
- tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- declare situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- e participantes do programa Pé-de-Meia.





