



24 de junho de 2026 às 03:01
Médico é preso no Noroeste suspeito de ameaça e perseguição Rodrigo Felipe Amparado foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) por ameaça, dano emocional à mulher, perseguição, tortura e peculato. O médico, que se apropriou de um centro-cirúrgico para montar um quarto para ele e a esposa, está preso preventivamente. Entre os relatos de testemunhas colhidos ao longo da investigação, um dos funcionários disse que a rotina no trabalho era como um “filme de terror". O caso foi registrado em Itaúna do Sul, no Noroeste do estado, onde o médico é servidor concursado. Em nota, a defesa de Rodrigo e da esposa dele disse que irá provar "inconsistências" na denúncia. ✅ Siga o canal do g1 Maringá e Região no WhatsApp A investigação contra Rodrigo começou depois que o MP recebeu denúncias de outros servidores. Conforme os relatos, as irregularidades apuradas aconteceram entre março e maio de 2026. Navegue nesta reportagem para entender o caso: Denúncias contra o médico Quarto em centro-cirúrgico Prisão O que a defesa diz Rodrigo Felipe Amparado é concursado e usou sala de hospital como quarto. Reprodução Denúncias contra o médico Em depoimentos colhidos durante a investigação, o MP apurou que Rodrigo instaurou "um ambiente de constantes arbitrariedades, submetendo uma das vítimas a ameaças, humilhações, perseguições e vigilância permanente". Um dos servidores disse ao MP que a rotina no trabalho com Rodrigo era como um "filme de terror". O MP divulgou que a secretária municipal de Saúde de Itaúna do Sul iniciou medidas para corrigir parte das irregularidades identificadas. Entretanto, o médico passou a perseguir a mulher os familiares dela. "[...] ele teria ameaçado torturar a filha da secretária e matar seu marido, chegando, em uma das ocasiões, a exibir uma arma de fogo na cintura ao procurar o familiar da vítima", disse o MP. Além disso, ele é investigado por tortura contra criança e adolescente. A esposa dele, que é enfermeira, responde por omissão em relação à suposta prática desse crime. Os detalhes sobre esses crimes não foram divulgados e o caso está sob sigilo de Justiça. A mulher também foi denunciada pelos crimes de peculato e prevaricação, e a Promotoria de Justiça de Nova Londrina pediu que ela seja afastada do cargo. Leia também: Triste coincidência: repórter vai cobrir atropelamento e descobre que vítima era tio dele Cenipa investiga: aeronave cai em área rural do Paraná Descaminho: depósito de eletrônicos irregulares é encontrado pela PF em escritório de advocacia Médico fez quarto em centro-cirúrgico A sala onde Rodrigo montou o quarto era usada originalmente como um centro-cirúrgico, que estava desativado. No cômodo, foram instalados uma cama, um guarda-roupas e uma televisão. Enquanto isso, os outros médicos usavam uma sala compartilhada. Além dos móveis, ele guardava camisetas, cobertores e outros itens pessoais. Até mesmo uma toalha com o nome dele bordado e um massageador foram encontrados. No local, o MP identificou que ele dormia com a esposa durante os plantões. O g1 apurou que Rodrigo é concursado em Itaúna do Sul e também atende no hospital municipal de Nova Londrina. No caso desta segunda cidade, não há informações sobre irregularidades ou crimes. Quarto montado por médico no Hospital Municipal de Itaúna do Sul. Reprodução Roupas e toalha guardadas no quarto montado do hospital. Reprodução Prisão A prisão preventiva de Rodrigo aconteceu no dia 17 de junho. Ele está preso deste então. Em nota enviada à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), disse ter determinado "uma fiscalização na instituição de saúde onde ocorreram os fatos". "Casos concretos de indícios de infração ao Código de Ética Médica são analisados em sindicância, procedimento que corre em sigilo processual e assegura às partes envolvidas o direito ao contraditório e à ampla defesa, nos termos do Código de Processo Ético-Profissional (Resolução CFM nº 2.306/2022)", diz a nota do CRM. A Prefeitura de Itaúna do Sul afirmou que acompanha a investigação. Leia na íntegra: "A Administração Municipal de Itaúna do Sul tomou conhecimento do oferecimento de denúncia pelo Ministério Público do Estado do Paraná em relação aos fatos que vêm sendo objeto de apuração pelas autoridades competentes. Trata-se de um novo desdobramento de situação que já vinha sendo acompanhada pelo Município, razão pela qual a Administração Municipal também está adotando as providências administrativas que entende pertinentes no âmbito de suas atribuições legais. O Município seguirá colaborando com as autoridades competentes sempre que solicitado e acompanhará a evolução dos procedimentos relacionados ao caso. Por se tratar de matéria atualmente submetida à apreciação do Poder Judiciário, a Administração Municipal entende não ser adequado antecipar conclusões ou emitir manifestações sobre o mérito das acusações apresentadas." O que diz a defesa do médico Procurada, a defesa do médico e da esposa afirmou que pediu a revogação da prisão de Rodrigo. Veja abaixo a nota na íntegra: "Manoel Neto, advogado do Dr. Rodrigo Felipe Amparado e da enfermeira Maiara, recebe com bastante surpresa o oferecimento de denúncia contendo imputações extremamente graves, especialmente porque, em uma análise inicial, as acusações parecem estar amparadas em elementos frágeis, contraditórios e em relatos cuja credibilidade será devidamente questionada no curso do processo. Neste momento, a defesa está realizando uma análise minuciosa dos autos para a apresentação da resposta à acusação e das demais medidas processuais cabíveis, oportunidade em que demonstrará a inconsistência das imputações formuladas. A defesa também aguarda a apreciação do pedido de revogação da prisão preventiva de Rodrigo, confiante de que o Poder Judiciário realizará a adequada avaliação dos fatos e das circunstâncias do caso. Por respeito ao sigilo processual e ao regular andamento da ação penal, não serão prestados maiores esclarecimentos neste momento." VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Paraná.

23 de junho de 2026 às 22:05
Homem preso por maus-tratos contra a mãe de 83 anos presta depoimento Uma idosa de 83 anos estava sendo mantida em situação de maus-tratos pelo próprio filho, em Londrina, no Norte do Paraná. O caso foi descoberto quando bombeiros foram atender a um princípio de incêndio no imóvel onde mãe e filho moravam. O homem, identificado como Vilmar Aparecido dos Santos, de 45 anos, foi preso em flagrante na tarde de segunda-feira (22). Ele ainda não tem advogado constituído no processo. O g1 tenta localizar a defesa dele. ✅ Siga o canal do g1 Londrina e Região no WhatsApp O incêndio aconteceu no domingo (21). Os bombeiros perceberam que as chamas tinham começado em uma grande quantidade de roupas acumuladas no chão. Um deles viu a idosa e notou que a situação poderia se tratar de um crime e acionou a Polícia Militar (PM-PR). A PM foi até a casa no dia seguinte e encontrou a idosa vivendo em situação de abandono, com sinais severos de desnutrição. Ela também não tomava banho há muito tempo e apresentava problemas de saúde. ""Constatamos que a residência estava insalubre para moradia. Na cozinha, o fogão estava sujo, com restos de comida, sem condições de uso, o gás de cozinha estava vazio, a pia da cozinha estava suja, com pratos, talheres e outros utensílios domésticos sujos. Não havia produtos de limpeza. Não havia geladeira na residência e não havia mantimentos para consumo. No banheiro não havia chuveiro e o vaso sanitário estava sujo. No quarto da senhora havia lixo jogado pelo chão e as roupas ensacadas. Observamos que o princípio de incêndio foi no quarto da idosa", consta no boletim de ocorrência. Idosa de 83 anos foi encontrada vivendo em situação de maus-tratos pelo próprio filho, no PR. Reprodução Também foi apurado que Vilmar ficava com o dinheiro da aposentadoria da mãe, mas não comprava alimentos e nem cuidava da casa. Em depoimento, ele negou as acusações. Veja abaixo. A mulher foi acolhida pelas equipes da assistência social da prefeitura de Londrina e encaminhada para um abrigo especializado. A Polícia Civil (PC-PR) instaurou um inquérito para investigar o caso e vai apurar se também houve o crime de cárcere privado e apropriação de bens de idoso. Vilmar passou por audiência de custódia nesta terça-feira (23) e foi liberado para responder ao processo em liberdade. Ele também foi proibido de se aproximar da mãe por ao menos 100 metros de distância. Leia também: Mais de R$ 42 mil: Prefeitura do Paraná é condenada após Justiça entender que houve falha em tratamento de paciente que morreu com Covid-19 'Sensação horrível': repórter descobriu que vítima de atropelamento era tio após saber de cartão caído no local Investigado: jovem é indiciado por fazer 'vaquinhas' para tratamento de câncer e gastar doações com restaurantes e viagens Segundo vizinhos, filho dizia que a mãe tinha morrido De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais conversaram com vizinhos durante o atendimento da ocorrência. Eles relataram que, quando perguntavam da idosa, Vilmar dizia que a mãe tinha morrido há alguns meses. "[Vizinhos disseram que] somente devido ao incêndio descobriram que ela estava viva. Relataram também violência física por parte dele contra a idosa, que empurrava a cabeça dela no tanque cheio de água e obrigava ela a beber. Que existem denúncias junto ao Cras e Creas formuladas em dias anteriores", consta no boletim. Homem fez empréstimo e seguro de vida em nome da mãe Quando apresentou documentos aos policiais, os agentes encontraram um empréstimo feito em nome da idosa e um seguro de vida, cujo beneficiário era Vilmar. Também havia procurações em nome dele, o autorizando a sacar a aposentadoria da mãe. No documento, policiais relataram que questionaram Vilmar sobre a alimentação da idosa. Ele informou que improvisou um fogão a lenha na parte de fora da casa. Também disse que não tinha dinheiro suficiente para manter a alimentação e somente comprava alguns itens em padarias. Casa onde idosa morava com o filho foi encontrada em situação precária. Reprodução Segundo a PM, Vilmar disse que há muito tempo não trabalhava e, por isso, ele e a mãe só viviam com a aposentadoria dela. "Perguntamos por que ele não trabalha e ele informou que dedica a vida para cuidar da mãe, porém costuma sair com frequência e ficar longos períodos fora de casa", consta no boletim da PM. Em depoimento, filho negou as acusações Vilmar prestou depoimento na delegacia e negou as acusações. Ele afirmou que é filho adotivo da idosa e que ela sempre foi bem tratada por ele. Questionado sobre a alimentação da mãe, ele disse que fazia comida para ela, mas o gás havia acabado há cerca de três dias. Ele também alegou que a casa estava em condições ruins porque eram pobres, e afirmou que deixou a vida de lado para cuidar da mãe. "A casa não estava em condições excelentes, porque a gente é pobre. O dinheiro é da minha mãe. Ela só tem a aposentadoria dela. Eu tive que deixar tudo, minha vida de lado, para poder cuidar dela", disse Vilmar no depoimento. O homem disse que a mãe fez uma procuração em 2011, lhe dando o direito de tomar conta da aposentadoria dela. Questionado pela delegada se, na época, a idosa tinha problemas de saúde, ele não soube informar. A delegada também questionou Vilmar sobre como era feita a higiene da idosa. Ele respondeu que ela estava se negando a tomar banho. Mesmo assim, afirmou que não tem chuveiro na casa e os banhos eram dados com a ajuda de um balde. Vídeos mais assistidos do g1 Paraná: . Leia mais notícias no g1 Paraná.

23 de junho de 2026 às 21:51
Imagens mostram idosa indo até rodoviária antes de desaparecer no Paraná Eulália Farias Pinheiro, de 70 anos, está desaparecida há uma semana. Segundo a família, a última vez que ela deu notícias foi no dia 15 de junho, quando saiu de casa sem avisar os filhos e pegou um ônibus de Maringá, no Norte do Paraná, para Nova Londrina, no Noroeste do estado. De acordo com o relato de uma amiga, Eulália pretendia comprar uma propriedade na cidade. A delegada Angelica Nunes informou que o desaparecimento da idosa está sendo investigado pela Polícia Civil (PC-PR) e que há indícios de crime no caso. Ela disse que aguarda o resultado de novas diligências e, por isso, outras informações ainda não podem ser divulgadas. ✅ Siga o canal do g1 Maringá e Região no WhatsApp A filha de Eulália, Josiane da Silva Lima, contou que a mãe saiu de casa cedo e pegou um ônibus em direção à rodoviária de Maringá. Imagens de câmeras de segurança registraram a mulher fazendo o trajeto. Veja no vídeo acima. Segundo a família, Eulália Farias Pinheiro, de 70 anos, desapareceu após viajar para cidade vizinha para comprar propriedade. Cedida/Josiane da Silva Lima Josiane afirma que a mãe comprou uma passagem para Nova Londrina e embarcou no ônibus. Segundo a filha, foi confirmado que Eulália desembarcou na cidade às 12h41. No dia em que Eulália sumiu, um dos filhos tentou ligar para a mãe, mas o celular estava desligado. Ela chegou a responder uma mensagem às 12h31, mas, a partir das 12h46, não esteve mais online e não deu mais notícias. "Na quarta-feira, uma amiga dela entrou em contato comigo, dizendo que ela comentou que estava comprando uma propriedade em Nova Londrina e disse que era para guardar segredo. Ela estava comprando essa propriedade de um amigo que ela conheceu e que conhecia já há um tempo, então acreditamos que ela caiu em um golpe", disse Josiane. A filha descobriu que Eulália foi a dois bancos para sacar dinheiro, uma semana antes de viajar. Contudo, ainda não se sabe qual quantia foi retirada. Leia também: Mais de R$ 42 mil: Prefeitura do Paraná é condenada após Justiça entender que houve falha em tratamento de paciente que morreu com Covid-19 'Sensação horrível': repórter descobriu que vítima de atropelamento era tio após saber de cartão caído no local Investigado: jovem é indiciado por fazer 'vaquinhas' para tratamento de câncer e gastar doações com restaurantes e viagens Josiane afirma que a mãe é lúcida, sempre foi muito independente e nunca deixou de dar notícias aos familiares. "Nosso pai faleceu muito cedo, há mais de 30 anos, e ela sempre cuidou demais dos filhos. Sempre foi mãe e pai, então mandava mensagem para nós todos os dias. Jamais ia ficar sem falar com a gente por querer. Tanto que, desde o primeiro dia, já sentimos falta e já desesperamos", informou Josiane. Com o desaparecimento da mãe, Josiane afirma que os familiares passaram a ir todos os dias a Nova Londrina, em busca de respostas sobre o paradeiro dela. "Estamos desesperados porque não temos nenhuma resposta e já faz uma semana do desaparecimento. Só queremos respostas, estamos dilacerados", finaliza a filha. Denúncias sobre o paradeiro de Eulália podem ser feitas pelo telefone (44) 3432-1202 da Polícia Civil ou pelo 181, do Disque-denúncia. Vídeos mais assistidos do g1 Paraná: . Leia mais notícias no g1 Paraná.

23 de junho de 2026 às 20:11
A produtividade costuma ser associada a máquinas modernas, novas tecnologias e processos mais eficientes. Mas, em um cenário em que a falta de mão de obra qualificada se tornou um dos principais desafios para a indústria, um fator continua sendo decisivo para o desempenho dos negócios: as pessoas. No Paraná, uma iniciativa construída ao longo de mais de uma década vem mostrando que investir na qualificação profissional pode gerar resultados que vão muito além da empregabilidade. Ao mesmo tempo em que prepara profissionais para atender às demandas do mercado, a ação contribui para aumentar a produtividade e criar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Trata-se da parceria entre o Senai Paraná e o Instituto Barigui, organização social mantida pelo Grupo Barigui. A iniciativa oferece cursos gratuitos voltados à capacitação profissional de pessoas que dificilmente teriam acesso a esse tipo de formação. Graças a essa ação mais de 2.100 alunos foram qualificados e, somente em 2026, a expectativa é disponibilizar cerca de 230 vagas em diferentes áreas, como mecânica automotiva, logística, gestão administrativa e veículos híbridos e elétricos. Segundo Cristiana Vantroba, gerente do Instituto Barigui, a proposta de ampliar oportunidades para pessoas que muitas vezes precisam escolher entre trabalhar ou estudar vem sendo cumprida: "O projeto social não para na capacitação e sim no emprego, para fechar o nosso ciclo social." Qualificação que reduz o tempo de adaptação Além do impacto social, a qualificação profissional também gera benefícios diretos para a indústria. Em setores como o automotivo, receber trabalhadores com formação reduz o tempo de adaptação e acelera o desenvolvimento das equipes. Para Cristiana, esse é um dos principais diferenciais dos alunos formados na parceria: "Quando a teoria e a prática se unem, com certeza há um ganho muito grande a hora que o aluno vai para o mercado. O fato de o colaborador passar por processos internos de trabalho e não haver a necessidade de ensinar a teoria já é um grande diferencial." Ela destaca ainda que a formação oferecida pelo Senai de forma customizada contribui para complementar conhecimentos que habitualmente seriam adquiridos de maneira informal: "Eles vão ter um ensinamento técnico e a parte teórica, que é o que eles não têm quando aprendem em casa ou no trabalho informal. Além disso, há o diferencial de os cursos do Senai serem customizados. Essa possibilidade de montar uma grade curricular de acordo com a nossa necessidade faz uma grande diferença." Para o diretor regional do Senai Paraná, Odivany Pimentel Sales, a produtividade está diretamente relacionada à capacidade de desenvolver talentos preparados para os desafios atuais do mercado de trabalho. "Produtividade não é apenas fazer mais em menos tempo. É fazer melhor, com qualidade, segurança e eficiência. Quando investimos na formação profissional, reduzimos a curva de aprendizagem, aumentamos a competitividade e ampliamos as oportunidades para as pessoas. É um ganho para toda a sociedade." Uma nova oportunidade aos 36 anos Entre os alunos que tiveram suas trajetórias impactadas pela iniciativa está Aliny Aparecida de Araújo, de 36 anos. Moradora de Curitiba, casada e mãe de um adolescente de 16 anos, ela encontrou no curso de Auxiliar de Logística uma oportunidade de recomeço. A decisão de voltar a estudar não foi simples. Aliny convive com a dislexia e passou anos longe da sala de aula. "Eu fiquei com aquele medo, aquele receio de vir. Cheguei aqui no primeiro dia, conversei com os professores, eles falaram que iriam me ajudar e que eu não podia desistir", lembra. O acolhimento fez diferença. Ela conta que concluiu o ensino médio recentemente e decidiu continuar investindo na própria formação. Ao falar sobre o futuro, a expectativa é seguir estudando e ampliando as oportunidades profissionais: "Não importa a idade que a gente tem, não importa se a gente tem 30, 40, 50, 60. A gente sempre tem que correr atrás. Se a gente não correr atrás, a gente não vai ter nada no futuro. E uma coisa que ninguém vai tirar da gente é o estudo. Eu não quero parar. Estudar é uma coisa que ninguém tira da gente". Transformação que alcança famílias inteiras Os resultados da iniciativa também aparecem fora das salas de aula. Segundo Cristiana, é comum que familiares relatem mudanças de comportamento, autoestima e perspectivas de futuro após a participação nos cursos. "Uma mãe comentou conosco: 'Muito obrigada! Eu não teria como pagar esse curso para o meu filho. Ele está muito feliz'." Para ela, esse retorno demonstra que a produtividade gerada pela qualificação profissional não se limita ao ambiente de trabalho. "A gente vê que esses mais de 2.100 alunos que nós formamos fizeram a diferença na nossa história. E a gente tem certeza que fizeram a diferença na vida deles também."