Foto: Autopista Litoral Sul
Por Tribuna do Paraná
A movimentação nas estradas que ligam o Paraná ao litoral do estado e de Santa Catarina promete ser intensa neste fim de ano. A partir desta sexta-feira (19/12), a Autopista Litoral Sul, concessionária responsável por esses trechos, dá início à Operação Verão, que seguirá até 5 de janeiro de 2026, período em que o fluxo de veículos aumenta significativamente em razão das festas de fim de ano.
Durante os 18 dias de operação especial, a concessionária projeta a circulação de 5,4 milhões de veículos em todo o trecho sob sua administração. Desse montante, aproximadamente 4,3 milhões devem passar pelo segmento catarinense da BR-101, no trecho entre Garuva e Palhoça, incluindo o Contorno de Florianópolis. Já pelo trecho paranaense, que abrange a BR-116 (Contorno Leste) e a BR-376, a expectativa é de 1,1 milhão de veículos.
O movimento deve ser tão intenso que, em determinados dias da operação, o volume de tráfego poderá ser até 75% superior quando comparado aos períodos de fluxo normal nas rodovias.