Foto: Reprodução/Globonews
Por g1
O tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, na tarde de sexta-feira (7) atingiu o índice EF3, com ventos de 250 km/h, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Na cidade, ao menos quatro pessoas morreram e mais de 130 ficaram feridas. segundo a Defesa Civil. O órgão também informou que uma pessoa morreu em Guarapuava, na região central do estado.
Conforme o Simepar, o nível atingido pelo tornado é medido pela “escala Fujita”, que avalia a intensidade dos ventos. O meteorologista Samuel Braun explicou que foi possível confirmar a classificação do tornado, a partir de análises dos radares meteorológicos, imagens aéreas e de estragos na cidade.
Imagens registradas por moradores em Rio Bonito do Iguaçu mostram casas destelhadas, imóveis danificados e postes de energia no chão. Nos vídeos também é possível ver escombros de edificações e casas destelhadas.
O Simepar explicou que a cidade foi atingida por uma tempestade do tipo supercélula, que é caracterizada pela presença de um mesociclone – uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem.