Ao Vivo

Tempo frio contribui para aumento de quedas entre idosos no Paraná; especialistas indicam cuidados

30 de junho de 2025

Foto: RPC

Por g1

Com a chegada do inverno, aumenta o risco de quedas entre pessoas com 60 anos ou mais.

A posição encolhida do corpo, uso de pantufas ou apenas meias, são as principais causas que podem favorecer acidentes no inverno, como explica Cecília Galetti, especialista em Gerontologia e secretária da Sociedade Brasileira de Geriatria, no Paraná.

“No frio, a gente tende a se encolher, a fazer esse movimento com os ombros e aí o nosso caminhar também fica um pouco mais desequilibrado, por conta desse movimento de se retrair por conta do frio”, explica.

O aposentado Luis Carlos Dawud contou que levou um susto há cerca de um mês e meio quando caiu enquanto ia ao banheiro. Ele não se machucou, mas faz parte de um grupo que precisa de atenção redobrada para evitar quedas.

“Eu estava indo no banheiro, daí no caso o piso estava úmido e escorreguei. A minha sorte é que um enfermeiro que estava passando para ver outro paciente, viu meu grito e me acudiu”, disse.

Segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do Ministério da Saúde (SIH/SUS), em 2024, o Paraná registrou 12.024 casos de pessoas com 60 anos ou mais que precisaram ser internadas após quedas. Desses casos, 425 mortes foram registradas.

Neste ano, segundo Cecília, há uma tendência de crescimento. Até o mês de abril, foram registrados 3.914 atendimentos por esse tipo de acidente e 134 mortes.

Leia mais