Ao Vivo

Serviço de ‘Alerta Geada’ 2025 é iniciado no Paraná; veja como acessar

5 de maio de 2025

Foto: Eduardo Andrade/RPC

Por g1

O “Alerta Geada” 2025 foi iniciado nesta segunda-feira (5), no Paraná. O serviço, que opera de maio a setembro, tem como objetivo avisar, com antecedência, produtores rurais sobre o risco de danos causados pelo frio.

Com ele, a população em geral também é informada sobre a previsão do fenômeno, caracterizado pela formação de uma fina camada de gelo sobre superfícies expostas ao ar livre. 

Oferecido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), neste ano o Alerta Geada chega à 31ª edição.

“Criado originalmente para proteger cafezais recém-plantados, o Alerta Geada hoje atende diversas atividades agropecuárias — avicultura, suinocultura, horticultura e silvicultura, por exemplo — e ainda beneficia outros setores da economia, como turismo, comércio, mercado financeiro e construção civil”, explica a meteorologista Ângela Costa, do IDR-Paraná.

Durante a vigência do serviço, pesquisadores divulgam diariamente boletins com informações sobre as condições do tempo e a evolução de massas de ar polar no Estado.

Saiba mais