Foto: Rodrigo dos Santos Ricardo
Por g1
O Santuário Santa Rita de Cássia, em Curitiba, guarda uma relíquia de primeiro grau de Carlo Acutis, jovem canonizado neste domingo (7) pelo papa Leão XIV, no Vaticano, e reconhecido como o primeiro santo da geração millennial. Leia mais abaixo.
Trata-se de fios de cabelo de Acutis, enviados diretamente pela Associação Carlo Acutis, de Assis, na Itália, em julho deste ano.
- 🙏 Com a canonização, ele passa a ser chamado de santo. Para a Igreja Católica, essa classificação significa reconhecer que a pessoa viveu de forma santa e está no céu.
Segundo Rodrigo dos Santos Ricardo, da Pastoral da Comunicação do santuário, a relíquia está disponível para veneração dos fiéis toda segunda sexta-feira do mês, durante e após a missa das 19h.
Entretanto, a paróquia prepara um espaço fixo e seguro para que os devotos possam visitá-la diariamente no horário de funcionamento do santuário.
“Ter a relíquia, para nós católicos, é ter o santo conosco. Vejo isso nos jovens, principalmente, que por vezes vêm de longe para fazer sua devoção ao Carlo, é uma grande graça termos no Santuário, e em Curitiba, a relíquia de um santo da nossa era, do nosso tempo, que nos ensina que a santidade é possível a todos”, disse Rodrigo.
Chamado de padroeiro da internet, Acutis conquistou uma legião de devotos e ganhou fama por usar seu talento em computação para evangelizar online. O jovem aprendeu programação para criar sites e divulgar a fé católica. Sua trajetória passou a inspirar especialmente os jovens da Igreja.