Foto: Divulgação/Governo Federal
Por Valor Investe
A Receita Federal paga nesta segunda-feira (30) o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025 a 6,5 milhões de contribuintes. O dinheiro cai na conta ou na chave pix informada na declaração, totalizando R$ 11 bilhões, igualando o recorde de valor pago no primiero lote em 30 de maio.
Se o dinheiro não cair na conta – a conta informada mudou, por exemplo – , o valor poderá ser resgatado por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB no endereço https://www.bb.com.br/irpf ou pela Central de Relacionamento do banco pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Como consultar a restituição do IR?
Para saber se vai receber, o contribuinte pode fazer a consulta simples no site www.restituicao.receita.fazenda.gov.br. Basta informar o CPF, a data de nascimento e o o ano do exercício da declaração (2025).
A consulta também vai poder ser feita por meio do aplicativo Receita Federal, com versão para tabletes e smartphones dos sistemas Android, do Google, e iOS, da Apple. Além de saber sobre a liberação da restituição, o cidadão pode consultar também a situação cadastral de um CPF.
Quem recebe a restituição no segundo lote?
Os contribuintes com prioridade legal, grupo formado por pessoas com mais de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave e educadores, seguem tendo prioridade para receber a restituição do Imposto de Renda neste lote.