Foto: RPC
Por g1
A Prefeitura de Curitiba anunciou, nesta sexta-feira (23), que vai rescindir o contrato com as empresas responsáveis pelas obras do Lote 1 do projeto do Novo Inter 2.
Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada após “tentativas de correção do andamento das obras, diante do ritmo de execução persistentemente abaixo do esperado e da reincidência de problemas técnicos que comprometem o cronograma”.
➡️O Lote 1 do projeto Novo Inter 2 é organizado em cinco pacotes de obras que abrangem cerca de 16 quilômetros de ruas distribuídas em cinco bairros. O cronograma segue normalmente nos demais lotes, nos quais outras empresas são responsáveis pelas obras.
Até o momento, conforme a prefeitura, 12,7% dos serviços previstos nos pacotes de obras do Lote 1 foram executados. O cronograma original previa que, a esta altura, a taxa de conclusão deveria estar em 26,7%.
Para dar continuidade às obras, o município vai abrir um novo edital de licitação, com expectativa de contratação em 120 dias – ou seja, quatro meses.
Problemas apontados pela prefeitura
Segundo a prefeitura, desde junho de 2024, foram emitidas 66 notificações ao consórcio de empresas responsáveis pelo Lote 1. Elas cobravam providências em áreas como qualidade, prazos, segurança, acessibilidade, frentes paralisadas e subcontratações.
Porém, conforme a instituição, não houve respostas satisfatórias por parte das empresas.
São, de acordo com o município, 19 frentes de obras abertas e não concluídas no Lote 1, com falhas identificadas em serviços como pavimentação, drenagem, paisagismo, acessibilidade, redes lógicas e sinalização.