#14 – Triste Destino

10/04/2018 às 15:11. Tags: . Comente esta notícia!

 

O que você tem feito para manter a saúde?

Acredite, muitos brasileiros têm tomado bastante remédio.

Isso mesmo.

Todos os anos, gastamos algo em torno de 50 bilhões de reais com medicamentos. Para se ter uma ideia do exagero, somos campeões mundiais em número de farmácias e drogarias.

Mas qual seria a razão para tanta necessidade e dependência de medicamentos?

Dia desses atendi a uma paciente de 30 e poucos anos, com uma cólica renal avassaladora. Em sua bolsa, uma receita gigante de medicamentos tomados todos os dias. Como estava sentindo muita dor, acabou ignorando por completo minha tentativa de saber o porquê de tantos comprimidos, drágeas e cápsulas.

Curioso como sempre, fui então deduzindo tudo por conta própria.

Como não conseguia se alimentar adequadamente, tomava medicamentos para controlar o colesterol. Como não tinha tempo para caminhadas, usava três remédios para reduzir a pressão arterial. Como não queria parar com o açúcar, tomava remédio para controlar o diabetes. Como não gostava de verduras ou frutas, usava laxante para o intestino funcionar. Como não era adepta dessas bobagens de alongamento e atividade física, fazia uso diário de relaxante muscular. Como não conseguia dormir, usava sedativos. Como não conseguia acordar, tomava antidepressivo. Simples e automático assim.

Pacientes, médicos, farmacêuticos… todos somos cúmplices dessa estranha cultura da medicação como resposta para tudo. Mas, como é quase um sacrilégio repensar nossos hábitos nocivos, a solução talvez seja aceitar nosso triste destino.

Alguém aí conhece uma farmácia boa de desconto?

Pense nisso. Até a próxima, se cuida!

 

Dr. Carlo Valério Andrade

Médico – Clínica Geral – CRM-PR 35.499

Agende sua consulta pelo número (41) 3155-2500

#14 – Triste Destino
Duração:
|
Tamanho: 2.06 MB