#12 – Livre Arbítrio

10/04/2018 às 14:53. Tags: . Comente esta notícia!

Hoje eu preciso te contar uma das muitas histórias de carnaval, que passam pelo pronto-socorro:

Não corra, não fume. Não beba, não mate, não morra.

Seja educado, use o bom senso, use o cinto de segurança, use camisinha.

Todos concordam que campanhas educativas são importantes.

Ninguém em sã consciência duvida da necessidade delas, mas poucos questionam sua real eficácia e, principalmente, o valor estratosférico que costumam comer do dinheiro público.

Durante o carnaval, atendi a uma paciente portadora do vírus HIV. Em poucas palavras, ela nunca seguiu adequadamente o tratamento medicamentoso, apresentando inúmeras recaídas e internações. Melhor que isso, só o fato dela ter uma vida sexual hiperativa, não informar seus parceiros sobre sua condição de saúde e claro, preferir ter relações sem o uso de preservativos.

Sim, vida louca.

Mas o que fazer com alguém que decide democratizar sua doença, espalhando seu vírus por toda a cidade? Ameaçar, multar, internar, processar, interditar, prender?

Quem dera.

Na verdade, o culpado dessa inconsequência toda talvez seja o tal do livre arbítrio.

O que nos torna tão ‘especiais e distintos’ entre os animais também é o que nos faz tão destrutivos. Ao exercitar a nossa liberdade de arbítrio, corremos o sério risco de colocar nossas vontades acima das dos outros, cultivando a diferença e o atrito entre as pessoas.

Então é o cara que não segue as leis de trânsito, o estuprador de crianças, o político corrupto, o marido violento, o pichador de prédios, o vizinho barulhento… todos fazem do livre arbítrio um trampolim para agredir ao próximo, sem qualquer sentimento de culpa.

Você acha que essas pessoas são atingidas por campanhas educativas? Infelizmente não.

Muito do que vemos no pronto-socorro é resultado dessa dificuldade teimosa em respeitar acordos básicos de convivência. Todos querem direitos, mas poucos se interessam pelos deveres.

E você? O que tem feito para os outros que não gostaria que fizessem pra você?

Pense nisso. Pense em você, mas também no próximo. Se cuida!

 

Dr. Carlo Valério Andrade

Médico – Clínica Geral – CRM-PR 35.499

Agende sua consulta pelo número (41) 3155-2500

 

#12 – Livre Arbítrio
Duração:
|
Tamanho: 2.39 MB