#37 – Desinteligência

22/10/2018 às 14:09. Comente esta notícia!

O comando aciona para policial militar baleado no Uberaba.

– Coloca o cinto aí que é emergência! Embarco na ambulância já em movimento e com pressa invadimos o trânsito pesado, do comecinho da noite.

Pelo rádio a fonia fica tensa. A bem da verdade, bombeiro e polícia são como água e óleo, mas tenta a sorte de machucar um deles para ver o tamanho da encrenca. Simplesmente uma corporação inteira vai cair em cima de você.

Logo uma viatura de ROTAM aparece do nada, somando as luzes e abrindo caminho para o nosso deslocamento. Enquanto o condutor passa nervoso as marchas da ambulância, coordeno por rádio o atendimento com o médico regulador.

Trata-se de uma desinteligência de casal. Mais um marido bêbado que resolveu desfigurar o rosto de sua senhora, na frente das crianças. Acionada pelo COPOM, uma equipe em patrulha se deslocou para a casa. Chegando lá, um dos soldados foi surpreendido pelo homem armado que, sem piscar nem pensar, deflagrou um tiro em sua cabeça.

E agora ignoramos todos os sinaleiros para chegar a tempo.

Na chegada não há o que estabilizar, preferimos examinar o policial já embarcado e a caminho do hospital. Paciente em agonia, farda empapada de sangue, orifício de entrada em região temporal esquerda. Não observo orifício de saída, exame neurológico rebaixado, pupilas dilatadas, não consigo sequer medir a sua pressão. Grito para o condutor passar por cima de tudo enquanto tento entubar.

Faltando poucos quilômetros para o hospital, o jovem policial simplesmente para de funcionar. Iniciamos a massagem cardíaca, abrimos o soro, adicionamos medicamentos…

– Fica com a gente cara… – falo baixinho enquanto percebo todos os seus sinais vitais indo para o espaço.

É quando tudo perde o seu sentido. Giroflex, sirene, velocidade, tudo perde o seu significado. E quando a ambulância encosta cansada, somos tomados por um silêncio que esmaga o nosso espírito.

Mais uma vez Curitiba apresenta as suas armas. Capital da violência escancarada que não aparece em nenhum outdoor, mas que bate à sua porta quando você menos espera.

Pensa nisso, até a próxima, se cuida.

* * *

#37 – Desinteligência
Duração:
|
Tamanho: 2.46 MB