Ao Vivo

Pedras de granizo de 100 gramas, alagamentos e desalojados: chuva forte causa estragos em cidades

3 de novembro de 2025

Foto: Reprodução

Por g1

Diversas cidades do Paraná foram atingidas por fortes chuvas registradas neste sábado (1º). O estado ainda está sob alerta de tempestades do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido deste domingo (2) até segunda-feira (3) e indica a possibilidade de chuva de granizo e temporais com chuvas e ventos fortes, de até 100 km/h.

Em algumas cidades, houve queda de granizo, ventos fortes, alagamentos, quedas de árvores e algumas famílias ficaram desalojadas. Algumas cidades também tiveram o abastecimento de energia interrompido. Veja o que disse a Copel.

De acordo com balanços preliminares da Defesa Civil, mais de 3,2 mil casas foram danificadas em todo o estado e pelo menos 12 mil pessoas foram afetadas.

As cidades de Santa Helena, no oeste do Paraná, e Campo Mourão, no centro-oeste, foram as que registraram os maiores volumes de chuva, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), com 138,6 milímetros e 81,4 milímetros, respectivamente.

As maiores rajadas de vento foram registradas em Cornélio Procópio, com 95 km/h, e em Santo Antônio da Platina, com 91 km/h, conforme o Simepar.

Em Jandaia do Sul, no norte do estado, as pedras de granizo chegaram a pesar mais de 100 gramas. O Simepar informou que houve queda de granizo em outras seis cidades: MandaguariCianorteMandaguaçuEntre Rios do OestePlanalto e Campo Mourão.

Um mês antes, uma queda de granizo registrada no estado contou com pedras de gelo do tamanho de ovos de galinha.

Leia mais