Ao Vivo

Justiça rejeita denúncia contra motorista que atropelou idoso desmaiado na rua em Curitiba

4 de setembro de 2025

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por g1

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) rejeitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público (MP-PR) contra Joni Quirino, motorista que atropelou um idoso desmaiado na rua em Curitiba.

Edmundo Goralewsk, de 89 anos, foi atropelado em setembro de 2024. Ele andava pela calçada da Rua Ubaldino do Amaral quando se desequilibrou após passar mal. Uma câmera de segurança registrou o homem caindo em uma das pistas e sendo atropelado.

Na denúncia apresentada pelo MP, o órgão sustentou que o atropelamento e a consequente morte da vítima ocorreram porque o motorista deixou de observar os necessários deveres de cuidado objetivo. Além disso, solicitou que Joni respondesse por homicídio culposo com agravante de omissão de socorro.

Porém, a decisão do Tribunal de Justiça, assinada pela juíza Shaline Zeida Ohi Yamaguchi, afirma que não existem elementos que comprovem que o motorista deu causa ao acidente por imprudência, negligência ou imperícia.

“Não há análise técnica sobre as condições reais de percepção do corpo pela perspectiva do denunciado, bem como dos demais motoristas que trafegavam em momento posterior à queda do idoso na via. Os laudos não abordam questões sobre o ângulo de visão do condutor, possíveis reflexos luminosos no asfalto, eventual tempo de reação necessário ante a posição transversal do corpo, considerando a perspectiva dos vídeos”, indica o documento.

Yamaguchi afirma ainda que outros veículos também desviaram do corpo da vítima, “o que sugere que a identificação imediata não era factível, eis que há várias menções sobre ser um saco de lixo na via ou mesmo um buraco na pista”.

Leia mais