Foto: Gilson Abreu/AEN
Por Tribuna do Paraná
Apesar do calendário tradicional marcar o início da primavera em 22 de setembro, o calendário meteorológico anuncia, desde o dia 1° do mês, a mudança de estação. O tempo fica mais quente, mais úmido. As massas de ar frio entram com menos intensidade no Paraná e as massas de ar quente predominam com mais frequência. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), setembro de 2025 será muito característico: dias de calor seguidos de dias de chuva, com temperaturas mais amenas.
Historicamente, agosto é o mês mais seco do ano. Já setembro é marcado pelo retorno das chuvas ao Paraná. “Em setembro, o vento começa a predominar da região amazônica para o Sul do país, transportando calor e umidade. Os sistemas precipitantes se formam geralmente no Paraguai, Norte da Argentina, e faixa oeste da região Sul. Dessa forma, as massas de ar frio não chegam com tanta força e as massas de ar quente e úmido começam a predominar com mais frequência, por isso na segunda quinzena de setembro chove com mais frequência”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.
As regiões que registram menores acumulados de chuva em setembro, conforme a média histórica, são as cidades ao redor de Doutor Ulisses e Jaguariaíva, bem como as próximas a Cambará, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, que acumulam em média entre 75 milímetros (mm) e 100 mm de chuva no mês inteiro.