Ao Vivo

Hemepar pede reforço nas doações de sangue durante o Carnaval

11 de fevereiro de 2026

Foto: Reprodução

Por CBN

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) convocou doadores de sangue de todos os tipos para reforçarem os estoques da rede devido à aproximação do Carnaval. Os tipos sanguíneos mais necessários são O- e O+.

Segundo o Hemepar, o período registra maior demanda devido aos traumas e ao maior deslocamento de pessoas nas estradas. Ao mesmo tempo, o volume de doações costuma diminuir e algumas unidades operam em horários específicos.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, pediu o gesto de solidariedade antes de aproveitar o Carnaval.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas, sendo fundamental para pacientes em cirurgias, tratamentos de câncer e situações de urgência, segundo o Hemepar.

A doação pode ser agendada no link: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue-Hemepar

Hemorrede

O Paraná encerrou o ano de 2025 com 214.377 bolsas de sangue coletadas. O volume representa um aumento de 15% na produtividade em comparação à média dos anos de 2023 e 2024.

Já em janeiro de 2026 foram mais de 18,9 mil bolsas coletadas em toda a rede estadual.

Quem pode doar

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). O sangue retirado de um doador é reposto rapidamente pelo organismo e não causa nenhum prejuízo.

Leia mais