Ao Vivo

Funcionário da Voepass relata ‘remorso desgraçado’ por não ter registrado por escrito falha

4 de agosto de 2025

Foto: Reprodução

Por Fantástico

Há um ano, mais especificamente em 9 de agosto de 2025, o voo 2283 da Voepass partiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, em São Paulo, mas nunca chegou ao destino. O turbo-hélice ATR 72-500 caiu na cidade de Vinhedo, a 80 quilômetros da capital paulista, e ninguém sobreviveu. Agora, detalhes revelam que uma falha crítica nos sistemas de degelo da aeronave foi omitida do diário de bordo horas antes da decolagem fatal.

O embarque do voo começou com 58 passageiros que se juntariam aos quatro tripulantes já a bordo. Entre eles, estavam Nélvio e a professora Gracinda, pais de Eduarda Hubner, que viajavam para São Paulo para assistir a um show de Ney Matogrosso. Também estavam a bordo o agrônomo Hiáles e sua esposa Daniela, uma fisiculturista que tinha duas competições marcadas nos Estados Unidos, com planos de seguir de São Paulo para Atlanta.

O avião decolou às 11h58 da manhã. Eduarda recebeu uma foto dos pais no avião às 11h49, e sua mãe avisou: “Estamos embarcando agora, se cuidem, está vento frio”.

Um ex-comandante de ATR, que atuou como copiloto na Voepass, aponta que aquele dia foi “especialmente crítico”, com um boletim alertando para muito gelo em todos os níveis. Apesar disso, ao contrário das recomendações dos manuais, o avião não baixou para derreter o gelo acumulado. O sistema de degelo foi acionado três vezes durante o voo, mas, ao fazer uma curva para aproximação de pouso, a aeronave perdeu sustentação devido à sua estabilidade já comprometida.

Conhecido na Voepass como “Papa Bravo” (devido a seu prefixo PS-VPB), o avião tinha problemas crônicos. O comandante Almeida, que conhecia bem a aeronave, afirmou: “Esse avião não estava adequado para voar nas condições de gelo”. Ele diz ainda que nunca viu o sistema “boot”, que infla para expulsar o gelo das asas, funcionar corretamente no “Papa Bravo”, o que teria sido crucial para evitar o acidente.

Leia mais