Ao Vivo

ENTREVISTA COLEGUINHAS 98FM – 20/10/2022 – OUTUBRO ROSA, TODO MUNDO CUIDA

20 de outubro de 2022

Estamos em clima de Outubro Rosa! O mês de prevenção do câncer de mama. Recebemos a visita ilustre da Dra. Audrey Tieko Tsunoda no programa As Coleguinhas 98.

A profissional respondeu perguntas, deu dicas e curiosidades sobre a doença. A estagiária 98 levantou uma dúvida comum entre as mulheres sobre a diferença entre cisto e nódulo. “Esta é uma pergunta bacana, porque muitas mulheres ficam com medo quando eles aparecem em algum exame clínico ou alto-exame. O nódulo, normalmente, é uma alteração sólida, uma “massinha”. Já o cisto, é uma bolinha de líquido. Os nódulos devem ter acompanhamento de um ginecologista, mas normalmente não são malignos. O cisto é um quadro ainda mais tranquilo, porque geralmente ele surge por alterações hormonais da mulher e desaparece sozinho.”

Falando sobre a vacina de HPV, a Dra Audrey ressaltou que ela previne vários tipos de câncer. Não diretamente o câncer de mama, mas a vacina previne outros maus, além de tumores ligados ao vírus HPV. “De cada 10 pessoas que tiveram relação, 8 já tiveram contato com o vírus. É muito frequente. Quem toma a vacina antes de iniciar a vida sexual, tem grandes chances de não desenvolver a doença. Além disso, a vacina previne tumores ginecológicos, como colo uterino, vulva, vagina e canal anal. Ele é oferecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde para meninos e meninas dos 9 aos 14 anos. A proteção costuma ser menor após essa idade, mas pessoas mais velhas também podem tomar. Na rede privada, a vacina é disponibilizada até os 45 anos e não há contraindicações. ” Relata Dra. Audrey.

Ainda segundo a profissional, praticar exercícios regularmente, manter o peso, se alimentar bem, diminuir o stress e ter uma boa rotina de sono, além de manter a vida melhor, podem ser fatores de prevenção do câncer.

Dra. Audrey Tieko Tsunoda/ CRM PR 18223/ Cirurgia Oncologica. Oferecimento: Instituto de Oncologia do Paraná. IOP. Cultivando histórias, cuidando das pessoas