Foto: Flickr do BCB
Por g1
O Banco Central disponibilizará a partir desta terça-feira (27) uma solicitação automática de resgate de dinheiro esquecido nos bancos. Há R$ 9 bilhões aptos a serem resgatados.
A novidade, segundo a instituição, é apenas na forma de solicitar o resgate.
- Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate.
- Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais.
“O propósito é facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”, informou o Banco Central.
De acordo com a instituição, a adesão ao novo serviço é facultativa.
- Para habilitar, é necessário acessar o SVR com uma conta gov.br de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativada.
- A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem possui chave PIX do tipo CPF. Quem ainda não possui essa chave, deve cadastrá-la junto à sua instituição financeira.
- O cidadão não receberá aviso do Banco Central quando algum valor for devolvido. O crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão.
- As instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via PIX continuarão exigindo solicitação manual. Isso também se aplica a valores oriundos de contas conjuntas.