Foto: Reprodução/Instagram
Por Revista Quem
Evaristo Costa, de 48 anos de idade, fez um relato, nesta quarta-feira (24), por meio das redes sociais, explicando o significado do cordão de girassol e como ele pode ajudar pessoas com deficiências ocultas. O jornalista falou sobre a doença de Crohn — da qual está em fase de remissão — e compartilhou situações constrangedoras que viveu durante as crises da condição.
“O girassol é o símbolo que representa as pessoas que possuem algum tipo de deficiência não aparente, oculta. Quando você olha pra ela, você não sabe que ela precisa de uma atenção especial, de um cuidado diferenciado”, explicou Evaristo, mostrando seu cordão e a carteirinha de identificação.
Para exemplificar, o apresentador destacou uma lista extensa de doenças não aparentes, incluindo surdez, epilepsia, diabete, esclerose múltipla, e doenças crônicas, como a doença de Crohn.
“Se você tem ou conhece alguém que tenha a doença de Crohn, com certeza você sabe quais são os sintomas. Dor abdominal, cólica, náusea, vômito, um cansaço além do comum. Mas o mais constrangedor é a diarreia. É quase involuntária”, detalhou sobre sua condição.