Foto: Divulgação
Entre tantas estrelas que se apresentarão no Verão Maior Paraná 2026 em mais de 30 apresentações, alguns novos artistas e revelações da música nacional vão invadir a cena com criatividade e originalidade. Jiraya Uai, CountryBeat e Kamisa 10 representam a nova geração da música e, ao lado de outras duplas sertanejas revelações, simbolizam a mistura agronejo, funk e pagode pop modernos.
O Verão Maior Paraná terá cinco finais de semana seguidos de espetáculos gratuitos, de 9 de janeiro a 8 de fevereiro, que ocorrem em Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral, e uma das marcas é justamente o lançamento de novidades para os paranaenses e turistas.
Além da nova geração de artistas e de dois nomes internacionais (Gipsy Kings by Andre Reyes e Inner Circle), a programação também terá outras atrações nacionais de renome, como Alok, Ana Castela, Luan Pereira, Dilsinho, Belo, Paralamas do Sucesso, Raça Negra, Zezé di Camargo & Luciano, entre outras. Para esquentar os tambores basta baixar a playlist oficial e separar as favoritas.
Confira alguns dos nomes consagrados:
ALOK – DJ INTERNACIONAL
Alok nasceu em Goiânia, tem 34 anos, e se tornou um dos artistas brasileiros mais reconhecidos no cenário mundial. Filho dos DJs Swarup e Ekanta, pioneiros do psy trance e criadores do festival Universo Paralello, cresceu cercado pela música eletrônica e começou a tocar ainda na infância, ao lado do irmão gêmeo Bhaskar.
Com apenas 12 anos, os dois criaram o projeto Lógica, que levou o som brasileiro para quase 20 países. Aos 19 anos, Alok seguiu carreira solo e desenvolveu um estilo próprio dentro do house music, o brazilian bass, que mais tarde se tornaria sua marca registrada.
O sucesso internacional veio em 2016 com “Hear Me Now”, parceria com Zeeba e Bruno Martini, que soma quase 2 bilhões de execuções nas plataformas digitais. A faixa projetou o artista globalmente e abriu caminho para apresentações em grandes festivais como Tomorrowland e Rock in Rio.
Atualmente, Alok é o terceiro melhor DJ do mundo segundo a revista britânica DJ Mag. São mais de 22 milhões de ouvintes mensais no Spotify, mais de 60 milhões de seguidores nas redes sociais e mais de 2 bilhões de visualizações em seu canal no YouTube. Seu principal hit, “Hear Me Now”, segue como uma das músicas brasileiras mais tocadas da história recente.
Reconhecido pela energia dos shows e pela fusão entre música e impacto social, Alok também atua como empresário e produtor. É fundador das gravadoras Up Club Records e Controversia Records, que revelam novos nomes da música eletrônica nacional.
ANA CASTELA – NINGUÉM SEGURA A BOIADEIRA
Com apenas 21 anos, Ana Castela se consolidou como um dos maiores fenômenos da música brasileira da atualidade. Natural de Amambai, no Mato Grosso do Sul, e criada em Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai, a cantora cresceu entre o campo e a cidade, influências que moldaram seu estilo e deram origem ao apelido de Boiadeira.
O vídeo caseiro em que aparece cantando “Vaqueiro Apaixonado”, de Loubet, viralizou nas redes sociais e marcou o início de uma trajetória que transformaria a jovem estudante de medicina em um dos principais nomes do agronejo – ritmo que mistura sertanejo com referências do campo e do agronegócio, incorporando batidas eletrônicas e influências do pop e do funk.
A carreira profissional começou em 2021 com o lançamento de “Boiadeira”, parceria com Us Agroboy. No ano seguinte, Ana ganhou projeção nacional com o sucesso de “Pipoco”, gravada com Melody e DJ Chris no Beat.
Desde então, acumulou recordes e prêmios, incluindo o Grammy Latino de 2024 pelo álbum “Boiadeira Internacional” e o título de artista mais tocada no Brasil pelo ranking da Billboard. Também venceu o Prêmio Multishow como Revelação do Ano e o TikTok Awards na categoria “Não Nasci, Estreei”.
Com mais de 15 milhões de ouvintes mensais no Spotify, 40 milhões de seguidores em suas redes sociais e mais de 2 bilhões de visualizações em seu canal no YouTube, Ana Castela se tornou um dos maiores nomes da música brasileira. Seu principal sucesso, “Solteiro Forçado”, ultrapassa 700 milhões de reproduções nas plataformas musicais.
A cantora participa de grandes festivais e divide parcerias com nomes como Luan Pereira, Alok, Simone Mendes e Matheus & Kauan. O álbum “Boiadeira Internacional” foi gravado em Santa Terezinha de Itaipu, cidade no oeste paranaense, diante de 70 mil pessoas, e rendeu uma turnê com apresentações em Portugal e nos Estados Unidos.
Em 2024, Ana Castela gravou em Londrina, no Norte do Paraná, o projeto “Herança Boiadeira”, com participações de artistas consagrados como Rionegro & Solimões, Eduardo Costa e Trio Parada Dura. A produção reforçou o vínculo da cantora com o Paraná, estado onde construiu parte da carreira e gravou alguns de seus maiores projetos.
Atualmente, a artista prepara o lançamento do álbum “Let’s Go Rodeo”, em parceria com o DJ Diplo, que deve ampliar ainda mais sua projeção internacional.