Foto: Ministério da Gestão e Inovação
Por g1
O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) termina nesta terça-feira (8).
Os interessados devem fazer o pedido até as 23h59 (horário de Brasília), por meio do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora do concurso.
Podem solicitar o benefício os candidatos que se enquadrem em pelo menos uma das seguintes situações:
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
- Participantes ou ex-bolsistas do Prouni;
- Beneficiários ou ex-beneficiários do Fies.
Nos casos de Prouni, Fies e doadores de medula óssea, a situação do candidato deve estar regularizada junto aos órgãos competentes até 30 de junho de 2025.
A solicitação deve ser feita no momento da inscrição, diretamente no sistema da FGV. Os documentos exigidos variam de acordo com a situação do candidato.
Veja os documentos exigidos:
- Doadores de medula óssea: é necessário enviar um documento de identidade com foto e o comprovante da doação, contendo data da coleta, nome e assinatura do responsável, além da data de emissão.
- Inscritos no CadÚnico: não é necessário apresentar documentos; a FGV fará a verificação diretamente com o órgão gestor.
- Prouni e Fies: a situação será verificada automaticamente nos sistemas responsáveis.
Os arquivos devem ser enviados nos formatos JPG, JPEG, PNG ou PDF, com tamanho máximo de 5 MB. Documentos enviados por e-mail, correio, presencialmente ou por outros meios não serão aceitos.
🚨 Candidatos que fornecerem informações falsas serão eliminados do concurso em qualquer fase e poderão responder legalmente. As penalidades incluem desde o cancelamento da inscrição até a anulação da nomeação, caso a fraude seja descoberta após a posse.
O resultado preliminar dos pedidos de isenção será divulgado em 10 de julho.
Candidatos com pedido negado poderão apresentar recurso em até dois dias úteis após a divulgação. A lista final com os pedidos aprovados será publicada até 18 de julho.
Quem não se enquadrar nos critérios ou tiver o pedido indeferido poderá prosseguir com a inscrição mediante o pagamento da taxa de R$ 70. O prazo para pagamento vai até 21 de julho.
O pagamento pode ser feito via PIX, cartão de crédito ou Boleto GRU (exclusivamente pelo Banco do Brasil), por meio da plataforma PagTesouro. Candidatos que não efetuarem o pagamento até essa data serão automaticamente eliminados da seleção.