Foto: Instagram
Por Redação do Um Só Planeta
O reencontro entre um chimpanzé e seu antigo cuidador, anos após a reintrodução do animal em seu habitat natural, gerou grande repercussão nas redes sociais. O chimpanzé, chamado Citron, vive atualmente na Ilha de Pongo, no Parque Natural Douala-Edéa, em Camarões, na África Central. Ele foi resgatado ainda filhote, passou por um processo de reabilitação e voltou à natureza em 2019.
O momento do reencontro foi registrado em vídeo e compartilhado pela ONG francesa Papaye International (também conhecida como Papaye-France), que atua no resgate e reabilitação de primatas órfãos. Nas imagens, Citron corre em direção a Fabrice Moudoungue, um dos cuidadores do projeto, e o abraça de forma espontânea, gerando comoção.
A ONG trabalha com reintrodução gradual dos animais em três ilhas — Pongo-Songo, Okokong e Yatou — localizadas no rio Sanaga. Atualmente, cerca de 34 chimpanzés vivem em semi-liberdade nessas ilhas, onde recebem alimentação e acompanhamento até que estejam completamente adaptados. Os filhotes ainda em processo de reabilitação permanecem em um acampamento em terra firme.