Ao Vivo

Candidatos relatam irregularidades em prova para concurso do Tribunal de Justiça do Paraná

5 de setembro de 2025

Foto: RPC

Por g1

Candidatos que realizaram a prova do concurso público para vagas de técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) estão denunciando uma série de irregularidades na aplicação do certame.

A prova foi realizada no dia 24 de agosto e organizada pela Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP). Mais de 72 mil candidatos concorrem a 60 vagas, distribuídas em 10 cidades do Paraná, com salários de R$ 9.582.

g1 teve acesso a uma representação registrada no Ministério Público (MP-PR) na qual um candidato que fez a prova em Curitiba relata:

  1. ausência de detector de metais na entrada e saída da sala;
  2. relatos de uso de celulares por candidatos dentro das salas;
  3. presença de candidatos com garrafas de água com rótulo e embalagens irregulares, além de uso de lápis e caneta em material não transparente;
  4. algumas salas com um único fiscal;
  5. fiscais despreparados, gerando confusão e atraso no início da prova.

O registro acompanha uma foto, encaminhada em um grupo de WhatsApp por um dos candidatos, supostamente tirada dentro de uma das salas de aplicação da prova. Há também outra imagem que mostra um quadro verde com as orientações sobre o horário da prova.

O edital prevê a eliminação de candidatos que fizessem “qualquer tipo de registro fotográfico, seja por quaisquer meios, após a entrada na sala de prova”.

Leia mais