Ao Vivo

Explosão em fábrica deixa feridos e desaparecidos na Grande Curitiba, dizem bombeiros

12 de agosto de 2025

 Foto: Arnoldo Ferreira Pires / Fabiano Chence de Barros

Por g1

Uma explosão em uma fábrica de materiais explosivos, a Enaex Brasil, assustou moradores de Quatro Barras e da Região Metropolitana de Curitiba, por volta das 5h50 da manhã desta terça-feira (12).

Câmeras de seguranças instaladas em residências da região registraram o barulho. O caso provocou danos estruturais em casas, comércios e empresas. 

Até a publicação desta reportagem, não havia informações do que de fato aconteceu. De forma preliminar, os bombeiros falam em 15 possíveis vítimas, entre feridos e desaparecidos. Não há relatos de mortos. O g1 tenta contato com a Enaex Brasil.

Segundo a capitã Luisiana, a empresa informou que o local é uma área que armazena material explosivo. Ela explicou também que surgiram focos de incêndio, que foram apagados.

“Existem pessoas que estão dentro da área em que aconteceu a explosão e ainda estão verificando as condições para fazer as ações, porque realmente o risco é muito grande […] Tem sete pessoas desaparecidas. Estamos deslocando nosso grupo de operações de socorro tático”, disse.

A fumaça provocada pela explosão pôde ser vista de longe. Segundo apurou a RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, Corpo de Bombeiros e equipes médicas e policiais atuam no local.

À RPC, a empresa informou que apura o caso e que a fábrica foi evacuada.

A explosão foi sentida em cidades como PiraquaraColombo e Campina Grande do Sul.

*Reportagem em atualização.

Saiba mais