Foto: Reprodução/TV Globo
Por g1
O Governo do Paraná tem um plano de recuperação para a reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do estado, que foi atingida por um tornado na sexta-feira (7), que deixou pelo menos 750 feridos e seis mortos, segundo a Defesa Civil.
A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) informou que o plano inclui diferentes fases, que ocorrerão em etapas, mas de forma simultânea, com prioridade para as famílias desalojadas e desabrigada.
Há previsão também da limpeza dos destroços e avaliação do que é possível recuperar.
A Cohapar também realiza um levantamento técnico em conjunto com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) para mapear os danos.
O governo estadual vai destinar R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap) para a reconstrução da cidade. O valor poderá ser repassado diretamente às famílias, com previsão de até R$ 50 mil por residência, conforme um projeto de lei aprovado em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Até o momento, foi autorizada a reconstrução das escolas destruídas, e a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria aplicada neste domingo, foi adiada na cidade.