Foto: Acervo pessoal/ Pascom de Rolândia
Por g1
Antes de ser eleito papa Leão XIV nesta quinta-feira (8), o americano Robert Francis Prevost visitou algumas cidades do Paraná no começo dos anos 2000. Ele passou pela capital Curitiba, Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e Rolândia no norte do estado.
O cardeal de 69 anos foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais – dois terços dos eleitores do conclave – e será o sucessor do papa Francisco. Ele é o 267º papa da Igreja Católica.
Em entrevista à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, o Frei Maurício Manosso, que hoje é Prior Provincial da Província Agostiniana do Brasil, relembrou como foi a visita do então líder da Ordem de Santo Agostinho ao Paraná. O religioso contou que isso aconteceu enquanto ainda era um seminarista e morava no Seminário de Santo Agostinho, em Curitiba.
“O Robert veio visitar as comunidades agostinianas do Brasil. Era uma Visita Canônica de Geral, onde ele vem pra ver como está a vida fraterna da comunidade. Ele conviveu conosco durante alguns dias, participando das refeições e celebrando. Era um homem de fácil convivência. Ele também fez uma reunião com os seminaristas e conversou pessoalmente com cada padre”, relembrou o frei Maurício Manosso.
Leia mais