Foto: REUTERS/Matias Baglietto
Por g1
Agências do Paraná já estão se organizando para atender novas exigências anunciadas pelo governo da Argentina em viagens de clientes que já estão marcadas.
▶️ As mudanças fazem parte de uma nova política migratória promovida pelo presidente Javier Milei. As regras entrarão em vigor assim que o decreto for publicado no Diário Oficial argentino – o que deve acontecer nos próximos dias.
Entre as mudanças que mais devem impactar turistas que visitam a Argentina está a necessidade da apresentação de seguro médico ao entrar no país. Antes, a apólice era opcional.
Suzanne Sommer Schneider, sócia da Elyontur, agência de viagens em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, afirma que já orientou os clientes com viagens agendadas para a Argentina sobre as novas normas.
De acordo com ela, os pacotes oferecidos pela agência geralmente já contam com a opção do seguro, que é indicado para todas as viagens.
“Alguns destinos, como a Europa, já exigem o seguro viagem e sempre orientamos a levar impresso, caso sejam questionados na imigração. Independentemente da exigência ou não, o seguro viagem é sempre a melhor opção. É claro que ninguém espera ficar doente na viagem, mas imprevistos não têm hora para acontecer”, detalha.
Na Positivo Turismo, que fica na capital paranaense, os agentes de viagem também já começaram a avisar os clientes, como explica a coordenadora de operações Cecile Pontes.
“Os clientes com viagem já contratada, mas que ainda não haviam adquirido o seguro, foram informados pelos consultores sobre a obrigatoriedade, e não apenas a recomendação”, conta.
Segundo Pontes, a decisão foi uma surpresa para a agência. Porém, ela avalia que a medida segue uma tendência.
“Apesar de termos sido pegos de surpresa com a decisão, já vínhamos observando outros países adotarem medidas semelhantes, como a exigência de seguro saúde e mudanças na obrigatoriedade de certificados de vacinação”, explica.
Dúvidas que ainda não foram esclarecidas
No caso da agência Vai Pro Mundo, também em Curitiba, foi usado um sistema automatizado para alertar os clientes sobre exigências de documentação antes da viagem, como explica o CEO Paulo Vieira.
Porém, ele destaca que existem lacunas referentes às novas medidas que ainda não foram esclarecidas.
“O que nos causou mais surpresa foi a nova restrição relacionada a pessoas com antecedentes criminais. Ainda não está claro como será feita essa verificação: se haverá exigência de certidão negativa, algum tipo de declaração formal ou outro procedimento”, questiona.
O que foi anunciado?
O governo da Argentina anunciou um pacote de medidas que restringem a entrada e permanência de estrangeiros no país. Entre as novas regras estão cobranças por serviços públicos, deportação de imigrantes que cometerem crimes e barreiras para a obtenção de cidadania.
O governo diz que as regras anteriores incentivaram a imigração irregular e que, nos últimos 20 anos, 1,7 milhão de estrangeiros entraram de forma ilegal no país
O governo afirma que o objetivo é garantir que os recursos públicos sejam destinados exclusivamente aos contribuintes argentinos.
Só em 2024, segundo dados oficiais, os atendimentos médicos a estrangeiros teriam custado cerca de 114 bilhões de pesos argentinos (R$ 57 milhões).