Foto: José Fernando Ogura/SMCS
Por Larissa Zanato/98FM
Curitiba se prepara para receber os tradicionais desfiles das escolas de samba. A capital terá uma extensa programação ao ar livre, mas a mudança no tempo já começa nesta sexta-feira (13), com a chegada de uma frente fria pelo litoral do estado. Com o calor e o avanço desse sistema, aumenta a instabilidade e se eleva o risco de tempestades em todo o Paraná, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná.
“Essa condição deixa o risco de temporais mais elevado, assim como a quantidade de chuva, que pode ser mais excessiva entre o Leste e o litoral do Paraná, além de grande parte do litoral de Santa Catarina”, explica o meteorologista Lizandro Jacóbsen.
De acordo com o Simepar, no Leste e no Sul do Paraná estão previstas chuva intensa, rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo localizado. Esse cenário pode provocar alagamentos, queda de galhos, destelhamentos, enxurradas, prejuízos na agricultura e redução da visibilidade nas estradas.
Neste sábado (14), o tempo segue instável, com previsão de pancadas de chuva típicas da estação e tempestades isoladas, principalmente a partir da tarde.
Já no domingo (15) e na segunda-feira (16), o sol aparece com mais frequência, ainda entre nuvens, e a chance de chuva é baixa.