Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM
A partir do próximo sábado (7/2), a estação-tubo Eufrásio Correia, na Avenida Sete de Setembro, no Centro, será desativada temporariamente, em ambos os sentidos, para o avanço das obras do Ligeirão Leste/Oeste. Com isso, as linhas que têm embarque e desembarque na estação terão desvios de itinerários e as integrações que eram realizadas na Eufrásio Correia passarão a ser feitas na Rui Barbosa, já dentro do novo itinerário dos ônibus durante o período de obras. A alteração tem início às 9h.
A mudança afeta quatro linhas urbanas importantes do sistema, em ambos os sentidos: 203-Santa Cândida/Capão Raso, 250-Ligeirão Norte/Sul, 303- Centenário/Campo Comprido e a linha de reforço 302-Centenário/Rui Barbosa.
A estação-tubo Eufrásio Correia é considerada a mais movimentada da capital e um ponto importante de integração entre os eixos Norte/Sul e Leste/Oeste. Recebe cerca de 22 mil passageiros por dia em ambos os sentidos. O número considera os usuários que utilizam a catraca no local para embarque e as integrações entre linhas.
Praça Rui Barbosa
As linhas farão desvios até a Praça Rui Barbosa, onde o passageiro poderá fazer as integrações normalmente nas estações-tubo onde os ônibus vão fazer parada.
“Os passageiros podem ficar tranquilos porque as integrações só mudarão de local. As conexões que eram realizadas na estação-tubo Eufrásio Correia, com os eixos Norte/Leste e Sul/Oeste, serão preservadas”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.
Integração temporal
Além disso, a mudança no itinerário vai trazer uma nova vantagem ao usuário, com a possibilidade de integração temporal com todas as linhas que param na Praça Rui Barbosa. O tempo de integração é de 30 minutos com os ônibus convencionais e de 15 minutos entre as linhas expressas.
Para facilitar o deslocamento dos passageiros no período de obras, a Urbanização de Curitiba (Urbs) também colocará em operação, a partir de segunda-feira (9/2), a linha especial X48-Eufrásio/Rui Barbosa, de trajeto circular, com pontos nas praças Eufrásio Correia, Carlos Gomes, Rui Barbosa e na Rua Alferes Poli, com integração temporal na Praça Rui Barbosa. A linha vai operar em dias úteis, com frequência da cada sete minutos.
Com Informações Prefeitura de Curitiba