Foto: José Fernando Ogura/SECOM
Foi autorizada, na segunda-feira (16), a construção de um novo Hospital Veterinário Municipal em Curitiba. A unidade vai funcionar na região Sul da cidade, no bairro Pinheirinho
No mesmo ato, também foi assinada a ordem de serviço para o início das obras do Parque África, espaço que vai abrigar o novo hospital veterinário. O investimento previsto para a construção do hospital e do parque é de R$ 8,2 milhões.
O local escolhido é a área do antigo Distrito de Manutenção Urbana, no bairro Pinheirinho.
O novo hospital vai funcionar nos mesmos moldes do Hospital Veterinário Municipal São Francisco de Assis, que atende desde janeiro de 2025 no bairro Taboão, na região Norte da capital. Os atendimentos deverão ser agendados pelo site da Rede de Proteção Animal.
Entre os serviços gratuitos previstos estão consultas, exames laboratoriais, exames de imagem, atendimento ambulatorial e internação. Também haverá atendimento em especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, dermatologia, oncologia, ortopedia e odontologia.
O hospital do bairro Taboão, que serve como modelo, realizou em 10 meses mais de 29.398 consultas gratuitas, 2.520 cirurgias e 23.367 procedimentos ambulatoriais.
A expectativa é que o novo Hospital Veterinário Municipal da região Sul tenha capacidade inicial para pelo menos 50 atendimentos por dia.