Foto: Reprodução
Em Curitiba, a Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas chega à 8ª edição e acontece no dia 30 de novembro, em várias cidades do Brasil e também no exterior. Aqui na Capital, a concentração vai ser no Parque Barigui, em frente ao Salão de Atos, a partir das 9h, com representantes de órgãos públicos, empresas e grupos que atuam na defesa da mulher. Durante o encontro, também será divulgado o projeto Curitiba Violência Zero.
Os números seguem muito preocupantes. No Brasil, mais de 21 milhões de mulheres e meninas foram vítimas de violência física, psicológica ou sexual apenas no último ano. Em 2024, o país registrou 1.450 feminicídios — em média, 4 mulheres assassinadas por dia, a maioria por companheiros ou ex-companheiros, dentro de casa.
No cenário global, segundo a ONU Mulheres, uma mulher ou menina é morta a cada 10 minutos por um parceiro íntimo ou membro da família. E a estimativa é de que 1 em cada 3 mulheres no mundo já tenha sofrido algum tipo de violência ao longo da vida.
A organização da caminhada é do Grupo Mulheres do Brasil, em adesão aos 16 dias de ativismo da ONU. É um movimento suprapartidário que reúne diferentes setores da sociedade para ampliar a conscientização sobre a violência de gênero.