Foto: Divulgação
Por Jornal Nacional
O Ministério da Educação anulou três questões da prova do Enem e acionou a Polícia Federal para investigar uma suspeita de fraude. Nesta terça-feira (18), o g1 publicou uma reportagem mostrando que, às vésperas da prova, um universitário divulgou questões muito parecidas às que foram aplicadas. Ele vendia cursos na internet.
Cinco dias antes do Enem, Edcley Teixeira mostrou em uma live pelo menos cinco questões semelhantes às que caíram na prova. Sobre fotossíntese, por exemplo.
A versão postada por Edcley foi:
“O sulfeto de hidrogênio desempenha que papel análogo ao de qual substância na fotossíntese? Água, oxigênio, carbono, glicose ou nitrogênio”.
Questão do Enem foi praticamente a mesma:
“Na fotossíntese oxigênica, qual composto desempenha função análoga à do H2S? ATP, NADPH, oxigênio, clorofila ou água”.
Edcley se apresenta como estudante de medicina e diz que vende serviços de consultoria. Ele negou que tenha havido algum vazamento e afirmou que ele mesmo elaborou as perguntas, observando o padrão de questões do Enem e disse ter decorado questões de uma prova que serviria como uma espécie de testes para futuras questões.