Foto: Pixabay
Por g1
Um projeto-piloto do Governo do Paraná promete pagar mensalmente R$ 759 – meio salário mínimo – para familiares que cuidam de pessoas idosas em casa. A Bolsa Cuidador Familiar, como a iniciativa foi chamada, está com lançamento oficial previsto para 24 de novembro, durante o evento Cuida Mais Paraná. Veja requisitos abaixo.
De acordo com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), responsável pela iniciativa, cuidadores de seis municípios serão atendidos inicialmente: Toledo, Cianorte, Guarapuava, Irati, Palmeira e Ponta Grossa.
A expectativa é que as primeiras bolsas sejam depositadas aos participantes até o fim de 2025. Até lá, uma plataforma para inscrições será lançada, ainda sem data prevista.
A bolsa mensal terá limite máximo de 24 meses e será depositada diretamente na conta da pessoa cuidadora, que deve ter registro no Cadastro Estadual do Cuidador. O decreto que cria o benefício foi assinado pelo governo estadual em 22 de outubro e integra o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa.
De acordo com a secretária Leandre Dal Ponte, as pessoas idosas de cada município, bem como familiares delas, serão previamente identificadas e inscritas no programa.
“Através de uma parceria com a área da assistência social e da saúde, vamos construir um núcleo municipal para acompanhar tanto a pessoa idosa quanto o cuidador familiar”, explica.