Ao Vivo

Justiça absolve mulher acusada de manter mais de 200 animais em situação de maus-tratos em Curitiba

18 de outubro de 2025

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Por g1

A Justiça absolveu Maria Inês Demeterco, acusada de manter mais de 200 animais em condições insalubres de higiene e alimentação em Curitiba.

Ela foi presa em fevereiro de 2023 após a Polícia Civil resgatar centenas de cães na casa dela. Segundo a corporação, os animais foram encontrados no local sem alimento, nem água, mantidos apertados, sem espaço entre eles, em meio a fezes. Alguns, inclusive, não sabiam andar, pois viviam em caixas de transporte para viagem.

Na sentença, o juiz substituto Fernando Bardelli Silva Fischer detalhou que a mulher tinha ciência das condições precárias em que se encontravam os animais, assim como das consequências decorrentes da superlotação e da falta de higiene.

Detalhou ainda que Maria Inês teve a oportunidade de mudar o cenário em que os animais estavam, considerando que a prefeitura acompanhava a situação desde 2019 e fez propostas para oferecer auxílio e encaminhar os animais para a adoção.

Porém, segundo Fischer, não se verificou a intenção de causar os maus-tratos aos animais.

“Ao contrário, o conjunto probatório evidencia que a ré atuava movida pela intenção de salvar os animais e lhes proporcionar cuidado, ainda que, por suas limitações financeiras, emocionais e estruturais, o resultado prático tenha sido diverso”, diz a sentença.

Leia mais