Ao Vivo

Porco de 100 kg vira pet em Curitiba e tem direito a banho de chuveiro e cama com coberta: ‘A gente mima’

26 de setembro de 2025

Foto: Jorge Melo/RPC

Por g1

No bairro Cajuru, em Curitiba, um animal de estimação chama a atenção dos moradores e de quem passa pela região. Trata-se do Heitor, um porco de cinco anos e 100 quilos que conquistou a vizinhança.

Ele chegou à casa das artesãs Maristela Cavalheiro e Anelise Rothenburg de forma inesperada. Uma cliente o criaria como pet, mas não se adaptou e pediu para deixar ele um tempo com elas.

O combinado era que o animal passaria apenas alguns dias, para adaptação. Mas a dona só voltou a aparecer seis meses depois, tempo suficiente para que o porco conquistasse de vez o coração da família.

No início, elas acreditavam que ele não cresceria muito, mas agora Heitor pesa cerca de 100 quilos.

“Encostei ele na parede, passei um lápis, ele era bem pequenininho. Quando estava com 3 anos, marquei de novo. Semana passada fui medir e já faltou parede […] Ele é muito querido, não tem como não gostar. E a gente estraga, né? A gente mima”, contou Maristela.

Ao contrário da imagem clássica de porcos rolando na lama, Heitor leva uma vida confortável. Ele toma banho de chuveiro, usa shampoo, tem cama com coberta e, uma vez por ano, passa por por consultas na veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), quando as unhas e os dentes são serrados.

Leia mais