Ao Vivo

Polícia resgata mulher mantida em cárcere privado por mais de 10 anos pelo próprio marido

6 de setembro de 2025

Foto: Ana Zampier/RPC

Por g1

A Polícia Civil resgatou, na terça-feira (2), uma mulher de 36 anos que era mantida em cárcere privado pelo próprio companheiro há mais de dez anos em Paranaguá, no litoral do Paraná. O homem, de 66 anos, foi preso em flagrante.

Segundo a corporação, as investigações começaram após uma denúncia feita pela mãe da vítima.

Uma equipe policial foi até o endereço do casal e foi recebida pelo homem, que inicialmente se recusou a abrir a porta. Depois de insistência, o casal saiu de dentro da residência.

Conforme os agentes, a vítima estava em pânico, apresentava confusão mental, dizia palavras sem nexo e não sabia diferenciar o espaço temporal em que estava.

Segundo a delegada Maluhá Soares, responsável pelas investigações, o suspeito criou cenários fantasiosos para convencer que a mulher corria risco de morrer caso saísse de casa.

Entre as histórias contadas, o suspeito afirmava que um homem estava atrás dela e queria matá-la e que ela estava com os documentos desatualizados e que, se saísse, poderia ser presa ou morta.

Após a vítima sair da residência, os vizinhos afirmaram que nunca tinham a visto no local.

Conforme a polícia, a casa onde a vítima estava tem condições precárias, não tem água encanada, nem sanitários, e a água é armazenada em baldes.

O advogado Luiz Illipronte, responsável pela defesa do suspeito, afirmou que não se trata de um caso de cárcere privado.

“Ele alega que eles viviam em comunhão, que a decisão de sair ou não de casa era uma decisão em conjunto, dela também”, defende.

Leia mais