Ao Vivo

Conta de luz continua com bandeira tarifária mais cara em setembro

1 de setembro de 2025

Foto: Depositphotos

Por Tribuna do Paraná

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária da conta de luz do mês de setembro será a vermelha patamar 2, o mesmo nível de agosto e também, o mais caro. A sinalização indica que os consumidores receberão as contas com adicional de R$ 7,87 para cada 100 kWh consumidos.

Segundo a agência, as condições de afluência dos reservatórios da usina, hoje abaixo da média, não são favoráveis para a geração hidrelétrica. O quadro exige maior acionamento de usinas termelétricas, com maiores custos de geração, o que segundo o órgão justifica a manutenção da bandeira no próximo mês.

O que são as bandeiras tarifárias da conta de luz?
O sistema de bandeiras tarifárias na conta de luz, que permite repassar mensalmente aos consumidores os maiores custos do país com a geração de energia, completou dez anos de implementação em 2025

Leia mais