Foto: Érico Andrade/g1
Por O Globo
A cantora Ana Castela, de 21 anos, foi a grande embaixadora da 70ª edição da Festa do Peão de Barretos, o maior evento de música sertaneja da América Latina. Em uma reportagem especial, o Fantástico acompanhou os bastidores do show da artista, que em apenas quatro anos de carreira se tornou um dos principais nomes da nova geração do sertanejo no Brasil.
Ao Fantástico, a Boiadeira ainda revelou uma novidade: ela vai estrear como atriz.
“Vamos participar de uma novela da Globo, gente. Agora, além de cantora, vou ter que estudar pra virar atriz, porque tem que fazer as coisas certas”.
Ana Castela descobriu sobre o título de embaixadora de uma forma inusitada: através de uma publicação nas redes sociais.
“Eu estava saindo de Barretos no ano passado. E foi num post que eu vi”, contou. A notícia, que deveria ser uma surpresa, foi antecipada.
A reação imediata foi uma mistura de alegria e nervosismo.
“Uma alegria danada, né? Eu já fiquei nervosa. Eu falei, meu Deus do céu”. Mesmo sem saber exatamente quais seriam suas obrigações, ela garantiu que se dedicaria ao posto.
Essa é apenas a segunda vez em 70 anos de evento que mulheres ocupam o cargo de embaixadoras. Em 2019, as irmãs Simone & Simaria foram as primeiras a ter a honra. Para Ana Castela, o fato representa um marco importante.
“É tão legal de ver o poder realmente da mulher no mundo sertanejo, no mundo do agro também, ver o tanto que a gente está crescendo”.
A cantora, que competia em provas de rodeio antes da fama, celebrou a presença feminina em diversas áreas da festa.
“Nossa, é tão legal ver também a mulherada todinha no tambor, correndo a cavalo. Eu acho isso sensacional”. A tradição se renova com novas gerações, como a pequena Helena, de 9 anos, que competiu na mesma prova que a artista disputava.
Fãs mirins
A relação com os fãs é um capítulo à parte na trajetória de Ana Castela. Durante a passagem de som, ela surpreendeu o público ao aparecer de surpresa, para a alegria da professora Daniele de Oliveira.
“Sensacional, que eu vim aqui por conta dela. Eu acho que é representatividade, né? Nós que somos mulheres, de ver alguém lá também, que é destaque é muito importante pra nós”.
O carinho do público infantil é notório. A pequena Victória, de apenas três anos, emocionou a todos ao ver a cantora de perto. O pai da menina, Victor Aparecido Garcia, destacou a personalidade da cantora.
“A simplicidade dela, não tem tamanho, né, é infinita a simplicidade dela, o carinho que ela tem pelas crianças”.