Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN
Por g1
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Curitiba precisa com urgência de doações de sangue do tipo A+ e A-, O+ e O-. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) nesta segunda-feira (19).
Segundo o centro, as doações costumam diminuir quando as temperaturas baixam no estado, entretanto a demanda por sangue permanece sendo atendida na instituição.
Devido à validade das bolsas de sangue, e para um atendimento mais rápido, é importante que os doadores agendem as doações com antecedência no site da Sesa.
Neste ano, a rede do Hemepar recebeu 92.153 doações, sendo 21,4 mil na capital. Em 2024, foram mais de 55 mil contribuições na cidade.
O Hemepar é uma das unidades da secretaria responsável por coletar, fazer transfusões, armazenar, processar e distribuir sangue a 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos no estado.
A unidade de Curitiba fica na Travessa João Prosdócimo, 145, no bairro Alto da XV. A unidade funciona de segunda a sábado das 7h30 às 18h.