Foto:Divulgação
Por Porto a Porto
Vai se casar e não sabe como escolher o espumante certo para servir na festa? A seguir, a gente te explica os tipos de espumantes que você vai encontrar no mercado e qual é o estilo que mais combina com sua festa. De quebra, você confere dicas de rótulos de excelente custo-benefício.
Espumante X Cava X Prosecco X Champanhe
As palavras espumante, cava e champanhe identificam vinhos espumantizados, ou seja, bebidas carbonatadas pela fermentação com leveduras em recipientes herméticos. As principais técnicas de espumantização são duas:
- Método Charmat, que prevê a segunda fermentação em tanque de inox e que é usado para espumantes frescos e frutados, geralmente mais baratos, mas não por isso de qualidade inferior.
- Método Tradicional ou Champenoise, com dupla fermentação (uma em tanque e outra na garrafa) empregado para produzir os Champanhes e também, em muitos casos, espumantes de outras regiões. Devido à técnica de produção, que pode levar anos de amadurecimento, esse tipo de espumante costuma ter um preço maior.
Já quando o espumante é produzido na Espanha – em particular na região de Penedès – pelo método tradicional, é chamado de Cava.
E o Prosecco? Você deve ter ouvido que muitas pessoas se referem ao espumante como Prosecco. Mas as duas palavras não são sinônimas. Prosecco é um tipo de espumante elaborado pelo método Charmat na região de Prosecco, no nordeste da Itália.
Espumante seco ou doce: qual escolher
O espumante é classificado também com base na quantidade de açúcar adicionada no processo. Simplificando, existem três tipos:
- seco, também conhecido como Brut;
- meio seco ou Demi Sec;
- doce, que no Brasil é comumente chamado de Moscatel porque a uva Moscatel, naturalmente mais doce que as demais, é a mais comum para produzir esse tipo de espumante.
A escolha entre seco, meio seco e doce vai depender do momento em que você quer servir espumante durante o casamento. O Brut é perfeito para brindar no começo da festa e para acompanhar toda a refeição.
O demi sec e o doce é melhor reservá-los para a hora do bolo. Devido à doçura, eles não costumam ser tomados no início da festa ou durante a refeição, pois o açúcar não irá combinar com os pratos salgados. Mas na hora dos doces, os espumantes doces são perfeitos.