Ao Vivo

Zoológico de Curitiba reproduz maior macaco da América, ameaçado de extinção

10/09/2018 às 08:55.

Há quase um mês, o Zoológico de Curitiba ganhou mais um integrante: um filhote de macaco muquiri. Também chamado de mono-carvoeiro, a espécie é o maior primata da América e está ameaçada de extinção. Atualmente, apenas o zoológico de Curitiba e de Sorocaba (SP) conseguem reproduzir a espécie.

Foto: Lucília Guimarães/SMCS

O macaquinho é o terceiro filhote do casal Fernanda e Aguirre, que também são pais dos irmãos, batizados de David Ferrer e Roger Federer, em homenagem aos tenistas espanhol e suíço. O mais novo integrante da família ainda não recebeu nome. Os veterinários ainda não conseguiram identificar o sexo do filhote, já que o animal ainda está na fase de adaptação com a mãe.

Colocar nome de famosos nos bichos do zoo não é uma coisa incomum, considerando que no espaço há outros animais com nomes diferentes, como a Ilhama chama Roberta Miranda, xará da cantora sertaneja.

O diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo, torce para que o filhote seja uma fêmea. Isso aumentaria a possibilidade de reprodução da espécie em cativeiro.