Ao Vivo

Zoológico de Curitiba acolhe animais vindos do Zoo do Beto Carrero

05/08/2020 às 08:00.

Foto: Divulgação

Um casal de leões e uma ursa-parda ganharam novo lar no Zoológico de Curitiba, no Alto Boqueirão. Os animais vieram do zoo do Beto Carrero, em Penha, Santa Catarina, em razão de uma reorganização populacional da instituição do estado vizinho.

“Assim como nós, eles estão em processo de certificação. Na mudança de recintos, para ter mais espaço para os animais, foi necessária essa realocação”, explica o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo. “Como tínhamos experiência no manejo das espécies, nos oferecemos para o recebimento”, completa.

Por aqui, como resultado das visitas e auditorias para certificação de bem-estar animal, o Zoo também vem construindo novas baterias de recintos e promovendo melhorias nas estruturas existentes. Um recinto ficou vago, ainda, com a perda do urso-de-óculos Andy, em abril do ano passado.

O leão Thor, a leoa-branca Zâmbia e a ursa-parda Kiopaa vêm reforçar o time de Educação para Conservação da Fauna do Zoo de Curitiba. O local permanece fechado em razão da pandemia do novo coronavírus, mas a equipes de Educação Ambiental tem buscado alternativas via redes sociais para manter o contato e as informações para os curitibinhas.

O anúncio da chegada de Thor foi feito, em primeira mão, pelo prefeito Rafael Greca na manhã desta terça-feira (4/8) em sua página no Facebook. Os novos animais chegam em meio à tristeza da perda de Simba, que faleceu na manhã da última segunda-feira (3/8).

Espaço e equipe capacitada

Em razão da sua estrutura física e pessoal capacitado para o cuidado e manejo, a instituição curitibana já foi escolhida para abrigar animais como os cachorros-do-mato Faísca, Fumaça e Fuligem e a monocarvoeiro Monaliza, todos órfãos e sem condições de voltar para a natureza.

Via: Prefeitura De Curitiba