Ao Vivo

World Creativity Day: Curitiba está entre as 120 cidades que recebem o Dia Mundial da Criatividade

01/04/2021 às 15:09.

Foto: Divulgação

Em parceria com algumas das melhores escolas livres do país, o maior festival colaborativo de criatividade inaugura a primeira feira de experiências educacionais criativas com mais de 100 mil bolsas de estudo.

Há pouco mais de um ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretava a pandemia do novo coronavírus. Com mais de cem milhões de casos confirmados (Universidade Johns Hopkins) e a esperança com a chegada das primeiras vacinas, países ao redor do mundo iniciaram suas campanhas de imunização e o mundo começa, finalmente, a acreditar em um novo capítulo para o futuro da humanidade.

Mesmo assim, a pandemia acelerou profundas transformações na economia e na sociedade. Em todo o mundo, empresas tiveram que reduzir custos e consumidores mudaram seu comportamento. A inovação tornou-se essencial para a sobrevivência dos negócios e muitas pessoas passaram a temer a perda de seus empregos ou viram-se obrigadas a empreender.

Comprometidos com a educação para as habilidades do novo mercado de trabalho, o World Creativity Day, maior festival colaborativo de criatividade e inovação do mundo, está liderando a maior campanha de doação de bolsas de estudos já realizada e reuniu algumas das melhores e mais influentes escolas de cursos livres do país para apoiar a nova educação com foco no desenvolvimento das habilidades do futuro.

Juntos, irão oferecer milhares de bolsas de estudos gratuitas para os participantes do festival como forma de incentivar o processo de aprendizagem contínua e ampliar a capacidade criativa da sociedade para acelerar a retomada da economia pautada pela inovação e pelo conhecimento em rede.O World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) é uma iniciativa global liderada pela World Creativity Organization e foi idealizado em 2014 pelo brasileiro Lucas Foster, referência internacional em economia criativa.

A partir de 2017, a Organização das Nações Unidas incluiu o Dia Mundial da Criatividade e Inovação em seu calendário oficial e, desde então, o festival passou a ser celebrado no dia 21 de abril. Em 2021, a quarta edição do World Creativity Day terá uma programação especial com atividades produzidas por inspiradores e especialistas em mais de 120 cidades de 16 países, consolidando a data como a maior feira de experiências educacionais criativas do mundo com a missão de acelerar a revolução da aprendizagem e garantir que milhares de pessoas possam desenvolver novas habilidades com foco em empregabilidade e geração de renda, contribuindo para reduzir os danos e prejuízos causados pela pandemia.

“Nós queremos apoiar o desenvolvimento da criatividade em todas as cidades, pois quanto mais diversidade e mais atividades, mais liberdade de escolha para os participantes, aumentando a produção de conhecimento e a capacidade criativa da sociedade. Quanto mais pessoas mudarem sua mentalidade sobre educação e se apropriarem do processo de aprendizagem contínua, melhor para elas, para o mercado de trabalho e para a economia”, afirma Lucas Foster, idealizador do World Creativity Day.

Todas as atividades do Dia Mundial da Criatividade acontecerão nos dias 21 e 22 de abril gratuitamente e poderão ser acessadas através do canal oficial de cada cidade participante no aplicativo (Android e iOS), ou pela plataforma oficial do evento na internet.

Cada uma das cidades participantes tem o seu próprio representante. Trata-se do líder local, uma representante da sociedade civil que acredita no valor da criatividade e da educação para transformar a realidade de sua cidade. Em Curitiba, o líder local é Lessak, co-fundador da Kyvo, uma consultoria de inovação.

Lessak assumiu a responsabilidade de trazer o World Creativity Day para nossa cidade e que, em 2021, coloca Curitiba ao lado de cidades globais como Barcelona, Vancouver, Dubai, Paris e Londres.

“Estamos vivendo uma mudança de paradigma. O Fórum Econômico Mundial chamou a atenção dos líderes mundiais para o risco de uma nova “geração perdida”. Neste contexto, a criatividade e o desenvolvimento de novas habilidades são fundamentais para garantir empregabilidade ou para fazer um negócio dar certo em nossa cidade. É por isso que estamos orgulhosos ao ver Curitiba fazendo parte do maior festival colaborativo de criatividade do mundo”, afirma Lessak.

Segundo Lessak, a grande novidade desta edição é a oportunidade que os participantes do Dia Mundial da Criatividade terão de continuar estudando em algumas das melhores escolas de cursos livres do país.

“O World Creativity Day conseguiu reunir algumas das escolas de cursos livres mais influentes do país e elas irão conceder mais de 100 mil bolsas de estudos de até 100% em alguns de seus cursos com o objetivo de ajudar profissionais e empreendedores a se capacitar nas novas habilidades, fundamentais para uma melhor suas chances no novo mercado de trabalho, pautado pela tecnologia e pela quarta revolução industrial”, afirma Lessak.

As inscrições para os participantes do Dia Mundial da Criatividade serão abertas a partir do dia 02 de abril de 2021 pelo site oficial do evento. Enquanto isso, continuam abertas as inscrições para patrocinadores e apoiadores locais que quiserem se associar ao evento de Curitiba, que já conta com o apoio institucional da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, do Vale do Pinhão, da Pró Design e da Escola de Criatividade.

Programação das palestras em Curitiba:

⁃Aprendizados com os povos da floresta -Parque Indígena do Xingu, por Marcelo Figueiral

⁃Como saber a hora certa de mudar tudo?,por Gislene Bastos ⁃Escrita diária como meio de vencer a resistência criativa, por Michele Venturini

⁃Deito: moda confortável para suportar o caos, por Lorenza Vieira ⁃Do presencial ao remoto: o desafio de ensinar dança de dupla, por Cinthia Santos

⁃Criatividade mão na massa: como DIY pode mudar sua vida, por Guilherme Glir World Creativity Day: The Creative Revolution starts now

⁃A influência do design e inovação para a construção de futuros, por Mau Medeiros

⁃Desafios e conquistas de abrir uma cafeteria em meio à pandemia, por Victor Pandolfi

⁃Aprendizagem em casa: estratégias para educação infantil, por Ana Melo ⁃O pão que o viado amassou: uma solução criativa para a crise, por Gabriel Castro

⁃A pandemia como inspiração para criação de um jogo digital, por Jessica Goss

⁃Eventos: do presencial ao híbrido e online em um mês, por Alisson Barcelos

⁃O poder das histórias para conectar pessoas e organizações, por Yna Barbosa

Para mais informações, basta acessar o site oficial de Curitibana plataforma do evento: https://www.worldcreativityday.com/brazil/curitiba/homeou entrar em contato com o líder local pelo e-mail lessak@kyvo.com.brou mensagem de WhatsApp no telefone (11) 990132635.