
WANESSA/INSTAGRAM
Um distúrbio psíquico desencadeado pelo excesso de trabalho físico, emocional e psicológico, que causam esgotamento, tensão emocional e estresse crônicos. Essa é a descrição da Síndrome de Burnout, que tem acometido cada vez mais pessoas, principalmente mulheres que enfrentam dupla jornada no trabalho e em casa. A cantora Wanessa revelou no programa de Fátima Bernardes na Globo, o “Encontro”, ter passado pelo problema.
Mãe de José Marcus e João Francisco e com uma intensa agenda de shows por todo o país, ela contou que a Síndrome apareceu depois do nascimento do seu segundo filho.”Tenho bastante esgotamento físico. Isso aconteceu muito quando virei mãe de dois. Tenho que conciliar o trabalho com a vida de casa e a social de alguma forma. Sou aquela que, quando tem esgotamento, chora”, disse no programa.
O que é a Síndrome de Burnout
Ela explicou ainda que o Burnout é uma resposta do nosso corpo ao estresse. “Nosso corpo fala e, às vezes, fala mais alto do que a gente gostaria de escutar. E a pessoa se faz de surda, até um momento que não tem mais condições. A vida no trabalho vai ficando impossível, o que reflete nas outras áreas da vida da pessoa, tanto familiar como pessoal e social. É preciso aprender a dizer não, todos nós temos limites e precisamos aprender a respeitar nossos limites”, afirmou.
Principais sintomas
Segundo o site do Dr. Dráuzio Varella, o esgotamento físico sofrido por Wanessa é um dos sintomas da Síndrome de Burnout mais comuns, assim como o esgotamento emocional. Esse quadro acaba fazendo com que a pessoa passe a ter mais atitudes negativas, com mudanças bruscas de humor, depressão, pessimismo, baixa autoestima, dificuldade de se concentrar e, consequentemente, ausências no trabalho.
Ainda de acordo com o site do médico, as crises costumam desencadear também dores de cabeça, cansaço, palpitação, dores musculares, insônia, crises de asma, pressão alta, distúrbios gastrintestinais, entre outros.
Como diagnosticar e tratar
Dr. Dráuzio explica que o diagnóstico da Síndrome de Burnout é feito levando-se em consideração a história de cada paciente e sua realização pessoal no trabalho, além do uso de um questionário específico que ajudam a chegar à definição do quadro médico.
A indicação para tratar o problema é através de psicoterapia e uso de antidepressivos. Mudanças no estilo de vida, incluindo a prática de exercícios físicos regularmente e também de relaxamento, são indicadas para ajudar no controle dos sintomas. É importante, ainda, evitar o consumo de álcool e outras drogas, além de avaliar a interferência do trabalho na qualidade de vida.