Ao Vivo

Volta às aulas 2021: quando será o retorno das aulas presenciais em cada estado

20/01/2021 às 08:55.

Foto: Gráfico/ Reprodução/ Crescer

Depois de, no ano passado, a pandemia ter forçado escolas de todo o país a reinventarem seus modelos de ensino, ainda há muitas dúvidas sobre como será o ano letivo de 2020. A maioria dos estados brasileiros, porém, já divulgou a previsão de início do ano letivo de 2021 e 15 unidades federativas já divulgaram quando ocorrerá o retorno do ensino híbrido ou presencial na rede estadual.

Confira:

Acre (AC)

Em coletiva de imprensa, o secretário de Educação, Cultura e Esporte do Acre, Mauro Sérgio Cruz, divulgou que o ano letivo de 2020 será concluído na rede pública nos meses de janeiro, fevereiro e março. Nos dois primeiros meses do ano, as aulas serão remotas e, em março, será adotado um sistema híbrido, em que os alunos realizarão algumas atividades presencialmente na escola e outras à distância.

No mês de abril, segundo o secretário, haverá um recesso em que serão realizadas as matrículas de 2021. A previsão é de que o ano letivo de 2021 tenha início no dia 2 de maio na rede pública.

As escolas particulares podem seguir seus próprios calendários e, desde novembro do ano passado, puderam funcionar respeitando protocolos de segurança e recebendo no máximo 30% da capacidade de alunos.

Início do ano letivo de 2021 na rede estadual: 2 de maio
Retorno das aulas presenciais na rede estadual:Março

Alagoas (AL)

A liberação de retorno para as aulas presenciais em Alagoas, anunciada em coletiva de imprensa pelo governador Renan Filho em 21 de dezembro, é 21 de janeiro de 2021.

Na rede pública estadual, o retorno deve acontecer a partir de 1º de março de 2021. De acordo com o governador, será permitido a presença de 50% dos alunos em sala de aula na rede privada e 30% da capacidade das salas de aula na rede pública.

Início do ano letivo de 2021 na rede estadual: 1º de março de 2021
Retorno das aulas presenciais na rede estadual:1º de março de 2021

Amapá (AP)

Pronunciamentos governamentais indicam que o retorno com ensino híbrido na rede pública pode ocorrer em abril, mas ainda não existe data oficial definida.

Na capital do estado, Macapá, as escolas da rede privada poderão seguir calendário próprio e receber alunos no ensino híbrido a partir de 15 de janeiro.

Início do ano letivo de 2021 na rede estadual: Sem data definida
Retorno das aulas presenciais na rede estadual:Sem data definida

Amazonas (AM)

As datas de início do ano letivo da rede pública não foram divulgadas, mas as matrículas estarão disponíveis até o dia 2 de fevereiro.

Amazonas foi o primeiro estado do país a autorizar que as escolas reabrissem para o ensino presencial, o que aconteceu em julho de 2020 para a rede privada de Manaus, e em agosto para as escolas da rede estadual.

Início do ano letivo de 2021 na rede estadual: Sem data definida
Retorno das aulas presenciais na rede estadual:Sem data definida

Bahia (BA)

Ainda não há calendário oficial do ano letivo de 2021, nem previsão de retorno das aulas presenciais na rede estadual.

Na capital, Salvador, o prefeito Bruno Reis, afirmou, em coletiva de imprensa em dezembro, que a retomada das aulas nas escolas municipais estava prevista para o dia 8 de fevereiro em um modelo de ensino híbrido. Reis ressaltou na época, porém, que a retomada dependeria dos indicadores de infecção pela covid-19 no estado em janeiro.

Início do ano letivo de 2021 na rede estadual: Sem data definida
Retorno das aulas presenciais na rede estadual: Sem data definida

Ceará (CE)

As aulas na rede estadual de escolas do Ceará serão retomadas em um modelo híbrido, com atividades remotas e presenciais, em fevereiro deste ano, de acordo com coletiva de imprensa do governador Camilo Santana em dezembro.

O modelo híbrido, porém, será opcional e as instituições ou prefeituras que desejarem poderão continuar com o ensino apenas remoto.

Início do ano letivo de 2021 na rede estadual: Fevereiro
Retorno das aulas presenciais na rede estadual:Fevereiro

Distrito Federal (DF)

As aulas nas escolas públicas começarão no dia 8 de março, de acordo com decisão publicada no Diário Oficial em dezembro. O modelo de ensino ainda não foi especificado e a Secretaria de Educação afirmou, em nota, que, para tomar essa decisão, aguarda “avaliações científicas da evolução da pandemia nos meses de janeiro e fevereiro”.

Início do ano letivo de 2021 na rede estadual: 8 de março
Retorno das aulas presenciais na rede estadual: Sem data definida

Espírito Santo (ES)

O ano letivo começará na rede estadual no dia 4 de fevereiro, mas não foi decidido qual será o modelo de ensino.

Em nota publicada em janeiro, o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe) informou que, nas escolas particulares de municípios classificados com riscos baixos e moderados para a Covid-19 no estado, a volta às aulas poderá ser presencial a partir de 1º de fevereiro.

Início do ano letivo de 2021 na rede estadual: 4 de fevereiro
Retorno das aulas presenciais na rede estadual: Sem data definida

Goiás (GO)

As aulas na rede pública estadual terão início no dia 19 de janeiro, por meio de ensino remoto, e de forma híbrida a partir de 25 de janeiro. As escolas poderão funcionar com até 30% da capacidade de estudantes e, de acordo com nota divulgada pela secretaria estadual de educação, serão priorizados alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio, do 9º ano do ensino fundamental, e aqueles que não possuem acesso à internet.

Início do ano letivo de 2021 na rede estadual: 19 de janeiro
Retorno das aulas presenciais na rede estadual: 25 de janeiro

Maranhão (MA)

O início do ano letivo de 2021 para os alunos dos ensinos infantil e fundamental ainda não foi definido, mas a previsão é de que ocorra em maio.  O modelo em que ocorrerão as aulas também não foi divulgado oficialmente.

Início do ano letivo de 2021 na rede estadual: Sem data definida
Retorno das aulas presenciais na rede estadual: Sem data definida

Mato Grosso (MT)

As aulas presenciais serão retomadas em fevereiro de 2021 na rede estadual através de um sistema de revezamento, em que as salas de aula deverão funcionar com metade da sua capacidade de alunos.

Início do ano letivo de 2021 na rede estadual: Fevereiro
Retorno das aulas presenciais na rede estadual: Fevereiro

Mato Grosso do Sul (MS)

A volta às aulas na rede estadual de ensino ocorrerá na primeira semana de março, mas o modelo de ensino, presencial, híbrido ou remoto, ainda não foi definido.

Na capital, Campo Grande, as escolas particulares e municipais poderão oferecer aulas presenciais a partir de 1º de fevereiro, de acordo com decisão de janeiro da secretaria de educação municipal.

Início do ano letivo de 2021 na rede estadual: Março
Retorno das aulas presenciais na rede estadual:Sem data definida

Minas Gerais (MG)

O ano letivo de 2021 começará no dia 4 de março na rede de ensino estadual, mas o modelo de ensino que será adotado ainda não foi divulgado. No estado, a retomada de aulas presenciais tanto para as escolas particulares quanto públicas não foi autorizada.

Início do ano letivo de 2021 na rede estadual: 4 de março
Retorno das aulas presenciais na rede estadual:Sem data definida

Via: Revista Crescer