Ao Vivo

Vila Sésamo inclui personagem autista na série e vira exemplo

04/05/2017 às 08:53.
personagem autista vila sésamo

Um clássico da televisão acaba de lançar novidade que ampliará a visão de mundo dos espectadores mirins. A Vila Sésamo incluiu uma personagem autista na série e se torna um exemplo para que outras abracem a diversidade. Julia, de 4 anos, chegou ao elenco em abril, mês dedicado à conscientização do autismo.

No ar desde a década de 1960, o programa infantil quer ampliar o conhecimento sobre o transtorno neurológico, que ainda é pouco compreendido pelos pais, pela sociedade e até pela medicina, com foco em reduzir seus estigmas. “Várias crianças tem autismo e isso só significa que o cérebro delas funciona um pouquinho diferente”, disse a Abby Cadabby, a fada de 3 anos, em um vídeo do YouTube.

Vila Sésamo abraça a diversidade

A ruivinha de olhos verdes é uma marionete, como tantos outros personagens da série, controlada por Stacey Gordon, que tem um filho autista de 13 anos. A criação foi elaborada por anos em parceria com organizações norte americanas especializadas, como a Autism Speaks. Juntos, eles procuram desmistificar o distúrbio, derrubar preconceitos e equívocos e aumentar o conhecimento sobre esse espectro que muitas vezes é incompreendido por muita gente.

Colocar as crianças em contato com as diferenças desde cedo é fundamental para evitar bullying, abraçar a inclusão, educar e informar. Logo no primeiro episódio com participação de Julia, ela passa por Bird (a ave amarela que tanto amamos) e não o cumprimenta, deixando-o chateado. É aí que os amigos explicam sua condição e mostram com naturalidade que cada criança é única.

personagem autista vila sésamo

personagem autista vila sésamo 2

personagem autista vila sésamo 3

personagem autista vila sésamo 4

Fotos: Divulgação

Via: Razões Para Acreditar