Ao Vivo

Vício Digital: Usar a internet virou doença pra você? Descubra!

25/10/2017 às 11:49.

Confira os indícios que provam que você está viciada e dicas práticas pra sair dessa

Vício em internet: pode levar à depressão (Foto: ThinkStock)

Responda com sinceridade: há quantas horas você está na internet? Para fazer essa conta, considere o tempo gasto no trabalho, em site de notícias, nas redes sociais, vídeos no Youtube, games, aquela espiadinha no WhatsApp, os pedidos em aplicativos de serviços, etc. Ao terminar de fazer essa conta, o número de horas em frente à tela pode assustar.

E se passar algumas horas offline é algo que nem passa por sua cabeça, cuidado, você pode ser uma adicta. Pode até parecer exagero, mas o vício digital existe sim e pode causar sintomas parecidos com a dependência química.

“Ainda que não seja mencionado na versão mais recente do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, os profissionais de psiquiatria e psicologia do mundo inteiro são unânimes: o vício em internet existe e é uma doença bastante perigosa”,  afirma a psicóloga Mariane Dias Ferreira, da Venutri.

Um estudo feito por um instituto americano apontou dados assustadores: o número de pessoas viciadas em smartphones cresceu quase 60% entre 2014 e 2015. Anteriormente, eram 176 milhões de viciados. Hoje já somos 280 milhões.

Alerta vermelho!
Segundo a psicóloga Ana Paula Magosso Cavaggioni, da Clia Psicologia e Educação, não é muito simples reconhecer os sintomas. “Eles vão instalando-se aos poucos até que comecem a casar prejuízos emocionais, profissionais e sociais à pessoa e com quem ela convive”, revela.

Via: Revista Glamour