Ao Vivo

Viagem com trabalho voluntário pode ajudar a economizar

18/07/2018 às 08:44.

Uma nova forma de viajar está chamando a atenção de quem quer conhecer o mundo sem gastar muito. É o chamado ‘turismo de propósito’, uma espécie de intercâmbio que leva jovens brasileiros para ajudar em projetos sociais e, de quebra, aprender sobre novas culturas e povos.

Foto: Pixabay

Este tipo de turismo já existe há mais de meio século, mas vem ganhando destaque nos últimos anos principalmente por conta da globalização e do fácil acesso às informações de ONGs e programas. A experiência mistura viagem e voluntariado, e pode custar até 63% menos do que um intercâmbio comum.

Como participar

Há diversas opções de programas de voluntariado aliados ao turismo, como educação e saúde. Foto: Aiesec/reprodução.

No caso da Aiesec, os programas de viagens com propósito são voltados a jovens acima de 18 anos das mais diferentes profissões. Não é preciso ter nenhuma experiência específica, já que o objetivo é fazer com que o candidato aprenda coisas novas.

Há opções de voluntariado de seis a oito semanas com passagens aéreas, hospedagem, serviço de assistência ao visto (se necessário) e suporte no país escolhido inclusos no pacote, e uma taxa de administração de R$ 1,5 mil. Mas antes é preciso se inscrever no site e passar por uma seleção da organização do local pretendido.

A ONG atua em 127 países e trabalha também com experiências de trabalho remunerado no exterior e de empreendedor global, onde o jovem pode estagiar em uma das startups parceiras do projeto.