O vertedouro da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, voltou a ser aberto neste domingo (4) depois de uma semana.
Pela manhã, o excedente de água não usado na produção de energia escoado por uma das três calhas era o equivalente à vazão média das Cataratas do Iguaçu, 1,4 milhão de litros por segundo.
A abertura do vertedouro, para o controle do nível do reservatório de Itaipu, se deve à grande quantidade de chuvas na bacia do Rio Paraná registrada nos últimos dias.
O vertedouro fechou pouco antes das 11h. A previsão é que a usina volte a verter o excedente à noite e permaneça assim até a manhã de segunda-feira (5).
Este é o segundo vertimento nos últimos sete dias. O último havia ocorrido entre 27 e 29 de outubro, por restrições de operação durante as eleições, informou a assessoria de imprensa da binacional.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/7/a/h4eXwWSl6nbd6lGaQSiA/itaipuvertedouro.jpg)
O excedente de água não usado na produção de energia escoado por uma das três calhas era o equivalente à vazão média das Cataratas do Iguaçu, 1,4 milhão de litros por segundo — Foto: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional
Recorde
No mês passado, Itaipu registrou o melhor outubro desde que entrou em operação, com a produção de 8.782.585 megawatts-hora (MWh).
A expectativa é que a produção da hidrelétrica em 2018 fique entre os cinco melhores anos do ranking.
Turismo
Turistas e moradores da região que estiveram na usina pela manhã puderam contemplar o espetáculo das águas.
A previsão do Complexo Turístico Itaipu é que a hidrelétrica receba em três dias de fim de semana prolongado cerca de 8,5 mil pessoas.